Topo

Esporte

Jean Todt é reeleito para um terceiro mandato à frente da FIA

Clive Mason/Getty Images
Jean Todt foi reeleito como presidente da FIA Imagem: Clive Mason/Getty Images

08/12/2017 10h12

Paris, 8 dez (EFE).- O francês Jean Todt foi reeleito nesta sexta-feira para um terceiro mandato à frente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), durante a Assembleia Geral da organização realizada em Paris.

Como em sua anterior reeleição, há quatro anos, o francês não teve nenhum candidato rival, ao contrário do que ocorreu em sua primeira vitória, em 2009, quando superou o finlandês Ari Vatanem.

Então Todt substituiu o britânico Max Mosley, cujo mandato esteve marcado por polêmica e pelos problemas com as escuderias.

Todt soube pacificar a organização, relançar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o lançamento da Fórmula E, com carros elétricos.

Aos 71 anos, o francês, apelidado no mundo do motor como "o pequeno Napoleão", também se comprometeu com a segurança viária, o que valeu o reconhecimento da ONU nesse campo.

Em meio século no esporte de motor, onde começou como copiloto de rallys, Todt teve sucesso nas escuderias com as quais alcançou impressionantes números.

Quinze vitórias e dois Mundiais de rallys, dois triunfos nas 24 horas de Le Mans e quatro êxitos no Dacar marcaram seus anos à frente da escuderia Peugeot, que dirigiu entre 1982 e 1993, antes de trabalhar na Ferrari.

À frente dessa escuderia conquistou entre 1993 e 2006 13 Mundiais de Fórmula 1, seis de pilotos e sete de construtores.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte