Topo

Cadeirante, refugiada síria que fugiu de barco inspira campanha do Barça

Piqué conversa com a refugiada Nujeen, que fugiu de Aleppo em um barco com a cadeira de rodas - reprodução/FC Barcelona
Piqué conversa com a refugiada Nujeen, que fugiu de Aleppo em um barco com a cadeira de rodas Imagem: reprodução/FC Barcelona

14/12/2017 15h23

Barcelona (Espanha), 14 dez (EFE).- A história da refugiada síria Nujeen Mustafa, jovem que sofre de paralisia cerebral e é torcedora do Barcelona, inspirou a Campanha de Natal do clube, lançada nesta quinta-feira, em um dos auditórios do estádio Camp Nou.

Há pouco mais de dois anos, em sua cadeira de rodas, ela embarcou em uma pequena lancha para iniciar viagem de 5 mil quilômetros e deixar o horror e a barbárie que vivia em Aleppo, cidade em que nasceu. A própria homenageada esteve presente no ato desta quinta.

Ao longo deste tortuoso caminho, Nujeen guardou incríveis memórias que depois se tornaram um livro. Entre outras coisas, ela relata como vitórias do Barcelona eram um alívio em momentos mais tristes.

Nujeen Mustafa - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
A refugiada síria se transformou em uma verdadeira enciclopédia do clube
Imagem: Albert Gea/Reuters

"Sou uma menina completamente normal que se sente como qualquer outra pessoa, mas que sofreu muito. Aconteceram muitas coisas e vi muitas coisas. Algumas vezes, pensei que o futuro seria muito negro, mas, em muitos desses momentos difíceis, ser torcedora do Barça me ajudou a superar. Me sinto parte dessa família de 15 milhões de torcedores", garantiu.

Quando representantes do clube souberam da história de Nujeen, através do livro, rapidamente entraram em contato com ela. A jovem síria foi buscada em Colônia, na Alemanha, no ônibus oficial 'blaugrana', para ser levada até a sede.

A viagem virou um minidocumentário, que foi publicado no site do Barça e é a principal peça da campanha "O sonho de Nujeen". O tema marcará as celebrações das festas de fim de ano do time catalão.

Nujeen Mustafa - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
"O sonho de Nujeen" é o nome da campanha criada por Bartomeu
Imagem: Albert Gea/Reuters

"Este ano, queríamos buscar uma forma diferente de desejar Feliz Natal a todos. Em lugar de fazer isso com uma imagem, decidimos apresentar uma história de vida e de superação, como a de Nujeen", disse o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A jovem refugiada, que tem 18 anos e paralisia cerebral, fala quatro idiomas e se tornou uma enciclopédia sobre o Barcelona. É capaz de dar detalhes sobre qualquer jogos dos culés, sobretudo a era Guardiola.