Topo

Porto e Sporting duelam para terminar ano na liderança do Português

15/12/2017 18h15

Lisboa, 15 dez (EFE).- Empatados com 36 pontos na liderança do Campeonato Português, Porto e Sporting querem terminar o ano isolados no topo da tabela e para isso precisarão vencer Marítimo e Portimonense, respectivamente, em sua última rodada do ano.

O Sporting será o primeiro dos candidatos ao título a entrar em campo, no domingo, contra o Portimonense, mesmo dia em que o Benfica, terceiro com 33 pontos, viaja para encarar o Tondela.

O Porto fechará a rodada em casa na segunda-feira contra o Marítimo, no Estádio do Dragão, sabendo dos resultados dos rivais. Atualmente, a equipe lidera o Português apenas pelo saldo de gols melhor do que o do Sporting.

Os 'Dragões' chegam ao partido empolgados, como provaram nas últimas partidas. Além de ser a única equipe a conseguir vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, os comandados de Sérgio Conceição golearam o Vitória de Setúbal, por 5 a 0, fora de casa, com três gols do camaronês Vicent Aboubakar.

No meio de semana, a vítima foi o Vitória de Guimarães, goleado por 4 a 0, resultado que colocou o Porto nas quartas de final da Taça de Portugal.

O próximo adversário, no entanto, também vive um bom momento. Quinto colocado no Português, com 27 pontos, o Marítimo está a sete partidas consecutivas sem perder no torneio e quer ultrapassar o Braga, último dentro da zona de classificação para a Liga Europa.

A única dúvida de Conceição para o jogo é a do brasileiro Otávio, ex-Internacional, que sofreu uma lesão na coxa direita. O técnico ainda não sabe se poderá contar com o jogador para a partida.

Já o Sporting quer vencer o Portimonense no domingo para pressionar o adversário e fechar o ano no primeiro lugar.

Assim como o rival pelo título, os 'Leões' vêm de duas vitórias na semana. Na última rodada do Português, bateram o Boa Vista, por 3 a 1, com dois gols do holandês Bas Dost e um de Fábio Coentrão.

No meio de semana, pela Taça de Portugal, o Sporting também não teve dificuldade para bater o Vilaverdense, por 4 a 0, com um 'hat-trick' de Seydou Doumbia e um gol de Gélson Martins.

Para a partida contra o Portimonense, 11º colocado do Português, o técnico Jorge Jesus terá como desfalque o lateral argentino Jonathan Silva, que segue se recuperando de uma lesão.

O Benfica torce para tropeços dos dois rivais para encostar nos rivais na briga pelo título. Eliminado das competições europeias, as 'Águias' venceram na última rodada do Português o Estoril, por 3 a 1, com gols de Filip Krovinovic, Eduardo Salvio e Jonas.

A alegria da vitória, no entanto, durou pouco, já que o Benfica voltou a decepcionar no meio de semana. Na Taça de Portugal, a equipe perdeu para o Rio Ave, por 3 a 2, na prorrogação, e está eliminada da competição.

Para tentar se recuperar desse golpe, o atual tetracampeão português tentará buscar um triunfo contra o Tondela, que atualmente ocupa a 12ª posição do torneio, com 15 pontos conquistados.

O técnico Rui Vitória tem como dúvida o brasileiro Luisão, que saiu lesionado na derrota para o Rio Ave, e o zagueiro Rúben Dias, também com problemas físicos.



Programação da 15ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Paços de Ferreira - Boavista.

Sábado.

Feirense - Vitória de Setúbal

Estoril - Desportivo Aves.

Braga - Belenenses.

Domingo.

Chaves - Rio Ave.

Sporting - Portimonense.

Tondela - Benfica.

Segunda-feira.

Moreirense - Vitória de Guimarães

Porto - Marítimo.