Topo

COI impõe estrito código para vestimentas de russos em PyeongChang

20/12/2017 14h27

Moscou, 20 dez (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira a imposição de um estrito código de vestimenta para os atletas russos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, onde competirão sob bandeira neutra.

O objetivo é evitar que esses competidores ignorem ou ludibriem a proibição de fazerem em seus uniformes qualquer alusão à Rússia, banida do esporte devido a um escândalo de doping. A medida valerá para as cerimônias de abertura e encerramento, entrega de medalhas, competições e treinamentos.

As siglas OAR e a sua transcrição (Olympic Athlete from Russia) são as únicas palavras que devem aparecer nos uniformes, roupas esportivas e equipamentos que eles utilizarem na cidade sul-coreana. As palavras deverão estar escritas em inglês, e o COI será responsável por avaliar desenho e tamanho.

O comitê internacional também adverte aos atletas russos que, em nenhum caso, poderão usar acessórios que incluam a bandeira do país, algo similar ao que aconteceu no Mundial de atletismo deste ano, em Londres.