Topo

Com golaço de Cavani, PSG vence e fecha ano 9 pontos à frente do vice-líder

20/12/2017 20h34

Redação Central, 20 dez (EFE).- O Paris Saint-Germain venceu o Caen por 3 a 1 nesta quarta-feira no Parc des Princes, pela 19ª rodada do Campeonato Francês, a última do turno e última de 2017, e terminou o ano com nove pontos de vantagem na liderança da competição.

Em mais uma boa atuação do trio de ataque formado por Neymar, Cavani e Mbappé, aniversariante do dia, o destaque foi o uruguaio, que abriu o placar com um gol de letra, aos 21 minutos do primeiro tempo.

O centroavante fechou o ano em grande estilo, com 53 gols em partidas oficiais, igualando Robert Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Os dois últimos ainda têm uma partida a disputar, no sábado, quando se enfrentarão, e poderão se isolar na tabela de artilheiros.

Mbappé, que completou 19 anos, deixou o seu aos 12 minutos da etapa final e aumentou a vantagem. O terceiro, marcado aos 36, foi de Berchiche, enquanto Santini, em pênalti cometido por Thiago Silva, fez o de honra dos visitantes aos 45.

Desfalcado de Daniel Alves, o PSG teve quatro brasileiros em campo. Além de Neymar e Thiago Silva, Marquinhos e Thiago Motta, naturalizado italiano, foram titulares. Já Lucas Moura permaneceu no banco de reservas.

Com a vitória, o time do técnico Unai Emery encerrou o primeiro turno com 50 pontos, contra 41 do vice-líder, o Monaco. Já o Caen caiu para a 12ª posição, com 24.

A equipe do principado se manteve na segunda posição ao bater o Rennes por 2 a 1 no estádio Louis II. Falcao fez 1 a 0 para os donos da casa, e Khazri, de pênalti, deixou tudo igual, mas Keita Balde desempatou.

Também com 41 pontos, mas na terceira posição, o Lyon venceu o Toulouse, último time fora da zona de rebaixamento, por 2 a 1 no campo do adversário. Um dos gols dos visitantes foi marcado pelo lateral brasileiro Rafael, ex-Manchester United.

Outro atleta nascido no Brasil que balançou a rede na França nesta quarta foi o volante Luiz Gustavo, que deixou o seu no triunfo do Olympique de Marselha, quarto colocado, com 38 pontos, sobre o Troyes, 14º, por 3 a 1 no Velódrome.

O Nantes, do lateral-esquerdo Lucas de Lima e o volante Andrei Girotto, que vem em quinto, com 33, bateu o Amiens por 1 a 0 como visitante graças a um gol feito por Emiliano Sala aos 47 minutos da segunda etapa.

Nice, sexto, e Lille, 18º, abrindo a zona de rebaixamento, empataram em 1 a 1, enquanto o Saint-Étienne caiu para nono ao perder para o Guingamp por 2 a 1, apesar do gol do volante Hernani, ex-Atlético-PR. Já o Bordeaux, de Otávio e Jonathan Cafu e Malcom, foi derrotado pela quarta vez seguida, desta vez para o Montpellier por 2 a 0 em pleno Matmut Atlantique, e despencou para a 15ª colocação.