Topo

Com CR7 confirmado, Real recebe Barcelona para voltar à briga pelo título

22/12/2017 17h21

Madri/Barcelona, 22 dez (EFE).- Campeão do Mundial de Clubes, o Real Madrid recebe o Barcelona neste sábado pelo Campeonato Espanhol, no Santiago Bernabéu, praticamente obrigado a vencer se quiser manter as chances de disputar o título nesta temporada.

O Barcelona lidera o Espanhol com 42 pontos, 11 a mais do que o Real Madrid, que tem um jogo a menos, contra o Leganés, por causa da disputa do Mundial de Clubes. Caso perca para o rival em casa, a vantagem dos catalães aumentará para 14 pontos, uma diferença jamais revertida na história da competição.

O técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, encara o jogo como uma final, mas, em entrevista coletiva antes do clássico, minimizou a importância da partida para a disputa do título.

"Não vejo essa partida como decisiva para a Liga, seria estúpido pensar nisso agora. Eu penso de forma positiva, estamos muito bem e mostramos isso com grandes resultados. Se perdermos e não jogarmos bem, todos falarão muito, mas a Liga não estará definida", cravou o treinador francês.

Zidane, porém, terá que fazer o ataque do Real Madrid produzir se quiser ganhar o jogo. Os números do setor ofensivo do clube são os piores dos últimos oito anos no Espanhol. Para piorar, o Barcelona tem a melhor defesa da competição. E, em oito jogos fora de casa, a equipe de Ernesto Valverde só levou três gols.

A maior esperança de gols do Real Madrid é, claro, o craque Cristiano Ronaldo. Com dores na panturrilha, o português chegou a ser dúvida para o jogo, mas treinou normalmente hoje e está "100%" para o clássico, segundo o próprio Zidane. Todos os demais jogadores estão à disposição do técnico francês para o confronto decisivo.

O Real Madrid também tem na lembrança o título da Supercopa da Espanha sobre o Barcelona no início da temporada. Foram duas vitórias dos 'Blancos' sobre os adversários de amanhã: uma por 3 a 1, no Camp Nou, e outra por 2 a 1, no Santiago Bernabéu.

Zidane, porém, não deve repetir o time que passou com tranquilidade pelo Barcelona no início da temporada. Apesar de fazer mistério sobre os jogadores que entrarão em campo, o mais provável é que o técnico escale a equipe que venceu a última Liga dos Campeões contra a Juventus. Isso significa o retorno de Gareth Bale, recuperado de lesão, ao time titular.

O Barcelona chega para o clássico no topo da tabela, com ampla vantagem sobre o rival e com a chance de praticamente enterrar as pretensões de título do Real Madrid caso vença no Bernabéu.

Desde as derrotas para os 'Blancos' na Supercopa da Espanha, a equipe de Valverde não perdeu na temporada. Foram 19 vitórias e cinco empates, três deles no Espanhol, contra Celta de Vigo, Valencia e Atlético de Madrid.

Valverde terá dois problemas para definir a equipe. Sem Samuel Umtiti, o técnico deve manter o belga Thomas Vermaelen na zaga ao lado de Gerard Piqué. Javier Mascherano, que não jogou na última partida do Barcelona por lesão, ficará no banco de reservas.

Sem a possibilidade de escalar um trio de atacantes, Valverde deve optar por um meio-campo formado por quatro jogadores. A alteração tática abre espaço para a entrada de Paulinho.

O Barcelona ainda entrará em campo defendendo um pequeno tabu: ter vencido o Real Madrid fora de casa nos últimos dois jogos entre as equipes no Bernabéu pelo Espanhol. Em 2015-2016, os catalães venceram por 4 a 0. Na última temporada, Messi e seus companheiros calaram o estádio capital com uma vitória por 3 a 2.



Prováveis escalações:.

Real Madrid: Navas; Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Vermaelen e Alba; Rakitic, Busquets, Paulinho e Iniesta; Luis Suárez e Messi.

Árbitro: José María Sánchez Martínez, auxiliado por Raul Cabañero Martínez e José García Gallego.

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).