Topo

Aos 48 anos, Viswanathan Anand recupera título mundial de xadrez rápido

28/12/2017 19h02

Redação Central, 28 dez (EFE).- O indiano Viswanathan Anand, cinco vezes campeão mundial de xadrez clássico, recuperou nesta quinta-feira, aos 48 anos, o título na modalidade rápida em um desempate contra o russo Vladimir Fedoseev.

Ao término das 15 rodadas do torneio disputado em Riad, na Arábia Saudita, Anand, que estava invicto, empatou em 10,5 pontos com Fedoseev. No desempate em xadrez blitz, o indiano levou a melhor por 1,5 a 0,5 ponto.

Ao entrar na última rodada, Anand compartilhava a primeira posição, com 10 pontos, com Magnus Carlsen, atual campeão mundial de xadrez clássico, mas o norueguês perdeu a última partida contra o russo Alexander Grischuk, enquanto o indiano empatava com o chinês Bu Xiangzhi.

Fedoseev bateu o compatriota Vladislav Artemiev e se igualou em pontos a Anand, contra o qual disputou o título em partidas rápidas (três minutos por jogador).

No torneio feminino, o título ficou com a chinesa Ju Wenjun, que obteve duas vitórias e três empates na última rodada para vencer com 11,5 de 15 pontos possíveis. A medalha de prata foi para a compatriota Lei Tingjie, e a de bronze para a alemã Elisabeth Paehtz.