Topo

COI exalta diálogo entre Coreias para Norte participar dos Jogos de Inverno

Dois atletas norte-coreanos conseguiram a classificação para os Jogos de 2018 - Sean M. Haffey/Getty Images
Dois atletas norte-coreanos conseguiram a classificação para os Jogos de 2018
Imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

02/01/2018 18h12

O Comitê Olimpico Internacional (COI) exaltou nesta terça-feira a possibilidade de as Coreias estabelecerem conversas para a participação do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerá na cidade de PyeongChang, no vizinho, no próximo mês.

De acordo com a agência de notícias suíça "ATS", a entidade pretende seguir mantendo conversas com o Comitê Olímpico da Coreia do Norte, para "facilitar a participação" dos atletas do país no evento poliesportivo.

Para PyeongChang, os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik foram os dois únicos a alcançar classificação. A Coreia do Norte acabou perdendo o prazo de inscrição, o que faz com que ambos dependam de convite do COI.

Em seu discurso pela chegada de 2018, na madrugada desta segunda-feira (hora de Brasília) o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse que o evento poliesportivo, que acontecerá em fevereiro é "uma grande ocasião" para a Coreia do Sul e desejou "sucesso" ao vizinho.

Ao mesmo tempo, Kim manifestou a disposição do país em dialogar sobre sua participação no evento, que acontecerá no mesmo ano da aniversário de 70 anos da fundação do Norte, enfatizando que será um ano "importante" para ambos.

A proposta da Coreia do Sul é que aconteça uma reunião de cúpula na próxima terça-feira, tendo como assunto a participação do vizinho no evento. O encontro seria o primeiro em mais de dois anos entre os dois países.