Topo

Campeão do Apertura, Tigres inicia caminhada para conquistar 1º Clausura

04/01/2018 15h36

Redação Central, 4 jan (EFE).- O Tigres, atual campeão mexicano, será protagonista da abertura do Torneio Clausura, nesta sexta-feira, quando visitará o Puebla, e o América, batido na decisão, ainda aguardando para anunciar o meia francês Jérémy Ménez, ex-Milan, pegará fora de casa, o Querétaro, no domingo.

O time comandado pelo brasileiro naturalizado mexicano Tuca Ferretti começa nova campanha trazendo no retrospecto a conquista de três títulos nas últimas cinco edições da competição, nos Apertura de 2015, 2016 e 2017.

Curiosamente, o Tigres nunca venceu o Clausura, denominação adotada a partir de 2002, sucedendo os antigos torneios de Inverno e Verão, que vigoraram por seis anos - entre 1922 e 1996, no geral, o México teve apenas um campeão por temporada.

A equipe segue com dois brasileiros no elenco, o zagueiro Juninho, ex-Coritiba, e o volante Rafael Carioca, ex-Atlético Mineiro. A única baixa da equipe é o atacante colombiano Luis Quiñones, que se transferiu para o Toluca.

Primeiro rival do campeão, o Puebla, que foi apenas o 15º no Apertura, começa a competição com a cabeça voltada para escapar do rebaixamento. A equipe é antepenúltima colocada na tabela que leva em conta a média de pontos nesta e nas duas temporadas anteriores, a frente apenas de Querétaro e Veracruz,

O América, por sua vez, vai atrás de se recuperar da decepção do vice, com dois novos reforços garantidos, o zagueiro argentino Emanuel Aguilera e o atacante mexicano Henry Martín, ambos contratados junto ao Tijuana. Além disso, o meia americano Joe Corona volta de empréstimo, também do clube fronteiriço.

A grande expectativa, no entanto, é quanto a chegada de Ménez, que está atuando no Antalyaspor, da Turquia. A imprensa mexicana já cravou que o jogador acertou com os 'Águilas', mas até esta quarta-feira, não houve anúncio oficial.

O Querétaro, que receberá o América, é outro que luta para escapar da queda para a segunda divisão. A equipe, que já contou com Ronaldinho Gaúcho, segue com o goleiro Tiago Volpi, ex-Figueirense, o meia Camilo, ex-Corinthians Alagoano, e o atacante Everaldo, ex-Atlético Goianiense.

Na janela de transferências entre o Apertura e o Clausura, até esta quarta-feira, apenas um brasileiro mudou de camisa, o meia-atacante Mateus, que saiu do Santa Rita de Alagoas, em 2015, para atuar no futebol mexicano. O jogador, de 23 anos, que pertence ao Tijuana, retornou de empréstimo do Toluca.

O mineiro deverá estar disponível para o técnico argentino Diego Cocca, ex-Racing, uma das novidades na "dança das cadeiras" entre comandantes, para o jogo deste sábado, em que o time da região fronteiriça com os Estados Unidos visitará o Cruz Azul.

O time 'cementero', como é conhecido, também chega para a disputa com treinador novo, já que o espanhol Paco Jémez foi demitido e substituído por outro europeu, o português Pedro Caixinha, que já passou pelo Santos Laguna, entre 2012 e 2015.

Na sexta-feira, dia da abertura da competição, também duelarão Atlas e León. No sábado, haverá jogos entre Monterrey e Morelia, Pachuca e Pumas, e Necaxa e Veracruz. No domingo, haverá confronto entre Toluca e Chivas Guadalajara, além de Santos Laguna e Lobos BUAP.

O sistema de disputa da competição é o mesmo das últimas temporadas. As equipes se enfrentam no sistema todos contra todos, em turno único. Os oito primeiros garantem classificação para as quartas de final. A partir desta etapa, a competição acontecerá em sistema eliminatório, até a definição do campeão.



Programação da primeira rodada do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano:.



Sexta-feira.

Puebla - Tigres.

Atlas - León.

Sábado.

Cruz Azul - Tijuana.

Monterrey - Morelia.

Pachuca - Pumas.

Necaxa - Veracruz.

Domingo.

Toluca - Chivas Guadalajara.

Santos Laguna - Lobos BUAP.

Querétaro - América.