Topo

Esporte

Membro do COI renuncia após repercussão de caso de violência contra mulher

05/01/2018 17h00

Haia, 5 jan (EFE).- O ex-ministro dos Transportes da Holanda Camiel Eurlings, acusado de agressão a uma ex-namorada em um caso que chegou aos tribunais, renunciou nesta sexta-feira à condição de membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em dezembro de 2015, de acordo com o jornal "Algemeen Dagblad", Tessa Rolink apresentou um laudo médico que constatava que ela tinha um cotovelo quebrado, uma concussão e diversas lesões, e alegou que Eurlings os havia causado. O Ministério Público do país europeu classificou o caso como "espancamento".

Meses atrás, a própria promotoria propôs um acordo entre Eurlings e Rolink para que o caso fosse encerrado. A imprensa holandesa, no entanto, trouxe a história à tona, provocando forte reação contra o ex-ministro, o que acabou resultando na renúncia ao posto no COI.

Em entrevista concedida no último fim de semana, o ex-ministro se referiu ao caso como "briga mútua", o que gerou críticas de diversos setores da socidade local. Hoje, em comunicado, ele lamentou o episódio, sem afirmar, no entanto, se agrediu a ex-namorada ou não.

"Estou profundamente arrependido de todo o curso dos eventos", afirmou o político e dirigente esportivo.

O integrante do partido democrata-cristão da Holanda explicou que a decisão de renunciar foi tomada pensando "no interesse do esporte e dos atletas".

O COI, por sua vez, lamentou a saída de Eurlings de seus quadros. Em comunicado, no entanto, a entidade destacou que a "decisão de renunciar é pessoal". Esta será a primeira vez em 120 anos que a entidade não terá um representante da Holanda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte