Topo

Barcelona anuncia contratação de Philippe Coutinho

06/01/2018 18h09

Barcelona, 6 jan (EFE).- Após meses de uma especulação que ficou forte ainda na janela de transferências do meio do ano passado, o meia Philippe Coutinho neste sábado enfim tornou-se jogador do Barcelona, que anunciou a contratação através de um comunicado em seu site.

Como passou a ser praxe, o Barça não informou os valores da transação, mas tanto a imprensa da Espanha quanto a da Inglaterra publicaram que o clube catalão pagou 120 milhões de euros ao Liverpool, que ainda receberá outros 40 milhões de bônus dependendo de algumas variáveis.

Caso as metas sejam cumpridas e todos os bônus sejam pagos, Coutinho, de 25 anos, será o terceiro jogador mais caro da história do futebol. Atualmente, apenas a ida de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain há cinco meses está à frente, tendo custado 222 milhões de euros. O francês Kylian Mbappé ultrapassará esses 160 milhões em julho, já que em seu contrato de empréstimo do Monaco ao PSG a uma cláusula de obrigação de compra por 180 milhões.

A contratação do meia foi levada em banho maria, já que os 'blaugranas' a tentaram sem sucesso no meio do ano passado. Na época, o Liverpool teria pedido 200 milhões de euros pelo atleta. Com o desejo de se juntar a Lionel Messi e Luis Suárez, entre outros, o brasileiro recorreu ao chamado 'transfer request', recurso existente apenas no futebol inglês. Através de uma carta, o jogador pede formalmente ao clube com o qual tem contrato a liberação para se transferir.

Entre os bônus presentes no contrato, está o pagamento de 19 milhões de euros quando Coutinho disputar 100 partidas pelo Barcelona, 5 milhões pelos 25 primeiros jogos, o mesmo valor pela classificação para a fase de grupos da Liga de Campeões nas duas primeiras temporadas e também 5 milhões no caso de título do torneio continental.

Coutinho não poderá disputar a 'Champions' desta temporada pelo time da Catalunha porque já defendeu o Liverpool na competição. Entretanto, a pressa em contratá-lo se deu para que Andrés Iniesta, de 33 anos, ganhe algum descanso.