Topo

Dacar 2018 começa em Lima com "desfile de reis"

06/01/2018 17h01

Lima, 6 jan (EFE).- A 40ª edição do Rali Dacar, décima na América do Sul, começou neste sábado, Dia de Reis, com o tradicional desfile de competidores pelo pódio de largada, desta vez situado em Lima, onde uma multidão de espectadores celebrou a data festiva ovacionando os competidores.

Passaram pelo palco os 335 veículos que participarão da disputa, sendo 139 motos, 92 carros, 49 quadriciclos, 44 caminhões e 11 utilitários multitarefas da categoria SxS, que estreou em 2017 com o nome de UTV.

Os mais aplaudidos foram os franceses Sébastien Loeb, eneacampeão mundial de rali, e Stéphane Peterhansel, que venceu o Dacar seis vezes entre as motos e sete entre os carros, incluindo no ano passado, e o Nasser Al-Attiyah, dono de dois títulos da prova.

O Brasil terá apenas sete representantes. Reinaldo Varela, Gustavo Gugelmin, campeões mundiais de cross-country, e José Sawaya e Marcelo Haseyama, disputarão a SxS. Além deles, Jorge Wagenfuhr e o navegador Idali Bosse estão inscritos para a competição de carros, e Marcelo Medeiros na de quadriciclos.

O grande desfalque é a dupla formada por Leandro Torres e Lourival Roldan, que, no ano passado, conquistou o título entre os utilitários multitarefas. A conquista foi a primeira do país na história do Dacar.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, participou da festa e foi o encarregado de dar a bandeirada de largada ao piloto de motos britânico Sam Sunderland, vencedor em 2017.

Após passarem pelo pódio e cumprimentarem o público, os competidores dirigiram por Lima e se deslocaram para Pisco, situada a cerca de 250 quilômetros da capital e sede da primeira especial do rali. Serão 31 quilômetros de pista sobre areia que servirão como aperitivo para os cinco dias posteriores, em que os pilotos passarão sobre as dunas peruanas.