Topo

COI quer compromisso entre as duas Coreias para aceitar atletas do norte

AFP/KNCA via KNS
Imagem: AFP/KNCA via KNS

08/01/2018 15h32

Genebra, 8 jan (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta segunda-feira que precisa do "compromisso" político da Coreia do Norte e da Coreia do Sul para autorizar a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em PyeongChang.

"Em relação à situação muito particular da península da Coreia, precisamos de um compromisso político de todas as partes envolvidas para que a participação (dos atletas norte-coreanos) seja possível. Uma vez que esse compromisso político estiver claro, o COI tomará uma decisão final", afirmou a entidade em comunicado.

Representantes dos dois países devem se reunir nesta quarta-feira para discutir a participação dos atletas norte-coreanos em PeyongChang 2018, que ocorre entre 9 e 25 de fevereiro.

O governo da Coreia do Sul propôs na semana passada ao regime da Coreia do Norte uma reunião de alto nível para facilitar a participação dos atletas do país vizinho nos Jogos de Inverno, o que seria um importante passo para diminuir a tensão na região.

O COI comemorou o diálogo e explicou que está há muito tempo negociando com as duas partes para fazer com que os atletas norte-coreanos participem do evento. E, para facilitar isso, a entidade ampliou a data de registro nas competições.

Na nota, o COI afirmou que as negociações estão sendo realizadas respeitando as sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte. Além disso, a entidade indica que o diálogo será retomado em breve para que uma decisão final possa ser tomada a tempo.

"A missão do COI é sempre garantir a participação de todos os atletas qualificados, além das tensões políticas e das divisões", concluiu a entidade no comunicado.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou em seu discurso de fim de ano que está aberto ao diálogo com a Coreia do Sul. E concordou em enviar uma delegação para os Jogos de Inverno.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para PyeongChang 2018.

A Coreia do Norte perdeu o prazo estabelecido pelo COI para inscrever os dois nos Jogos de Inverno, mas eles ainda podem competir caso sejam convidados pela entidade.