Topo

Bartoli diz que volta às quadras para se sentir viva

09/01/2018 16h52

Paris, 9 jan (EFE).- A tenista francesa Marion Bartoli, campeã em Wimbledon em 2013, confessou que seu retorno às quadras, marcado para março, é uma forma de recuperar a autoestima após uma série de problemas pessoais originada em uma relação amorosa abusiva.

"Preciso provar para mim mesma que estou viva", declarou a atleta de 33 anos em entrevista divulgada nesta terça-feira pelo jornal francês "L'Équipe", na qual deu detalhes de como o ex prejudicou sua vida.

"Todos os dias, de forma maliciosa, ele colocava meu moral no chão. Quando me aposentei, era a pessoa mais feliz do mundo. Então conheci meu ex-namorado em 2014, e todos os dias ele me dizia que eu estava gorda. Todos os dias. Quando víamos uma garota magra na rua, ele me disse: 'Veja como ela é fina e bonita'. Isso não me ajudava muito", relatou.

Na tentativa de emagrecer para agradar ao então companheiro, Bartoli acabou tendo problemas sérios de saúde e se enfraquecendo. Com isso, foi vetada por seu médico do torneio de lendas de Wimbledon em 2016, o que a deixou bastante chateada.

"Perdi muito peso antes do meu vírus por causa do meu ex, que fez da minha vida o inferno. Ele era um idiota completo. Aprendi muito com isso. Por minha personalidade, aceitei o inaceitável. Eu dizia para mim mesma: 'não, não é sério; não, não é grave', e ele me destruiu completamente. Não quero mais viver assim. Perdi muito peso, estava fraca e, com um sistema imunológico enfraquecido, peguei um vírus na Índia que acabou comigo. Eu já estava extremamente magra, mas não percebia", contou.

A francesa surpreendeu em agosto de 2013 ao anunciar a aposentadoria no auge da carreira, semanas depois de ter vencido Wimbledon. Ela pretende voltar às quadras em março. Primeiro, no dia 7, participará de uma exibição com as irmãs Venus e Serena Williams no Madison Square Garden, em Nova York. Duas semanas depois, fará o retorno oficial no WTA Premier de Miami.