Topo

Revista: Messi pagou 12 milhões de euros em impostos atrasados à Espanha

Messi encara a marcação do Deportivo La Coruña em jogo do Barcelona - Albert Gea/Reuters
Messi encara a marcação do Deportivo La Coruña em jogo do Barcelona Imagem: Albert Gea/Reuters

12/01/2018 15h38

Berlim, 12 jan (EFE).- O atacante Lionel Messi pagou 12 milhões de euros (R$ 46,4 milhões) de impostos atrasados à Receita da Espanha em 2016, afirmou nesta sexta-feira a revista alemã "Der Spiegel", utilizando como base informações da plataforma Football  Leaks.

Uma revisão fiscal das contas do Barcelona, segundo a revista, colocou pressão sobre Messi justamente quando o argentino respondia na Justiça as acusações de evasão praticadas entre 2007 e 2009.

A Receita da Espanha, de acordo com a revista, considerou que uma série de pagamentos do Barcelona ao pai de Messi como honorários e à fundação do jogador deveriam ser considerados como parte dos salários recebidos pelo craque argentino.

No meio do andamento do processo - Messi acabou condenado -, os resultados da revisão geraram intranquilidade no Barcelona, que decidiu contratar uma consultoria externa para avaliar riscos.

Os consultores, de acordo com a "Der Spiegel", chegaram à conclusão que a melhor solução para evitar um segundo processo era o pagamento da dívida fiscal, determinação cumprida por Messi.

No entanto, os documentos obtidos pelo Football  Leaks mostram que o pagamento não foi feito com dinheiro de Messi, mas sim do Barcelona.