Topo

Bjoerndalen, lenda norueguesa do biatlo, está fora dos Jogos de Inverno

15/01/2018 15h59

Copenhague, 15 jan (EFE).- A lenda do biatlo Ole Einar Bjoerndalen, oito vezes campeão olímpico, não foi incluído na seleção da Noruega que disputará os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, informou nesta segunda-feira o Comitê Olímpico Norueguês.

O comitê decidiu respeitar a decisão do chefe da equipe de biatlo, que descartou a lenda norueguesa - o maior medalhista da história dos Jogos de Inverno com 13 - depois que o mesmo não conseguiu os resultados exigidos.

Bjoerndalen, de 43 anos e que tem mais 45 medalhas nos campeonatos mundiais de Biatlo, não passou da 18ª posição nas oito provas da Copa do Mundo de que participou, resultados que foram superados pelos seis esquiadores selecionados para formar a equipe norueguesa desta modalidade.

Esta será a primeira vez em que o lendário biatleta não participa dos Jogos de Inverno desde 1994, quando estreou em casa nos Jogos de Lillehammer.

"É uma pena que Bjoerndalen não tenha cumprido os critérios de seleção para que pudéssemos tê-lo na linha de largada dos Jogos pela sétima vez", lamentou em um comunicado o principal responsável do esporte olímpico de inverno de elite da Noruega, Tore Oevreboe.

Além disso, Oevreboe ressaltou que Bjoerndalen é o "maior" atleta dos Jogos de Inverno e "sempre" terá um lugar de destaque na história do esporte norueguês.