Topo

Esporte

Chapecoense é indicada em 2 categorias do Prêmio Laureus, o Oscar do esporte

16/01/2018 13h19

Redação Central, 16 jan (EFE).- A Chapecoense foi indicada nesta terça-feira como finalista de duas categorias - Retorno e Melhor Momento - do Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, que terá os vencedores anunciados no dia 27 de fevereiro, em Mônaco.

No prêmio anual, o clube catarinense é um dos principais destaques, pouco mais de 12 meses da tragédia que matou quase toda a delegação que se dirigia para a Colômbia, rumo à final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional.

A categoria Retorno destaca grandes viradas, recuperações ou voltas por cima. A Chape, no ano posterior a queda do avião da LaMia, conquistou o título catarinense, disputou Taça Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, além de ter sido oitava colocada no Campeonato Brasileiro.

Os demais concorrentes são o Barcelona, pela vitória sobre o Paris Saint-Germain por 6 a 1, na volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa; o tenista suíço Roger Federer, que foi campeão do Aberto da Austrália e de Wimbledon, após perder metade da temporada anterior, por lesão; o velocista americano Justin Gatlin, campeão mundial dos 100m rasos, após duas suspensões por doping; a corredora australiana Sally Pearson, campeã mundial dos 100m com barreiras, depois de sofrer lesão grave; e o italiano Valentino Rossi, que se lesionou durante a temporada 2017 e voltou em apenas 25 dias.

Entre os Melhores Momentos Esportivos, a Chapecoense foi apresentada com um vídeo, intitulado "Campeões eternos", que mostra os sobreviventes da tragédia nos arredores de Medellín, o título catarinense, conquistado menos de seis meses após a queda do avião e a volta do lateral-esquerdo Alan Ruschel ao futebol.

Também estão na disputa pelo prêmio, a relação de amizade entre o atacante inglês Jermain Defoe, do Sunderland, e o menino Bradley Lowery, de seis anos, que acabou morrendo de câncer; a presença do piloto britânico Billy Monger nos bastidores do Grande Prêmio de Silverstone, de Fórmula 1, e sua volta às pistas; a tradição dos torcedores da equipe de futebol americano da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, de acenar para pacientes de hospital infantil, localizado ao lado do Kinnick Stadium; e o choro e os sorrisos do torcedor da Ferrari Thomas Danel, primeiro por abandono do finlandês Kimi Raikkonen, no GP da Espanha de F-1, e depois a chance de conhecer o ídolo.

O Laureus conta com mais seis categorias, entre elas, a de melhor atleta masculino, cujos indicados são o fundista britânico Mo Farah, o tenista suíço Roger Federer, o tenista espanhol Rafael Nadal, o ciclista britânico Chris Froome, o piloto de Fórmula 1 britânico Lewis Hamilton e o jogador português de futebol Cristiano Ronaldo.

Entre as mulheres, as finalistas do prêmio são a corredora americana Allyson Felix, a nadadora americana Katie Ledecky, a tenista espanhola Garbiñe Muguruza, a corredora sul-africana Caster Semenya, a esquiadora americana Mikaela Shiffrin e a tenista americana Serena Wiliams.

Na categoria Melhor Equipe concorrem o time da França que conquistou a Copa Davis de tênis; o Golden State Warriors, dos Estados Unidos (basquete); a Mercedes, que dominou a temporada da Fórmula 1; a tripulação da Nova Zelândia, que venceu a regata America's Cup; o New England Patriots, dos Estados Unidos (futebol americano); e o Real Madrid, da Espanha (futebol).

Para Revelação do ano, foram apontados o jogador grego de basquete Giannis Antetokounmpo, o nadador americano Caeleb Dressel, o golfista espanhol Sergio García, o boxeador britânico Anthony Joshua, o jogador francês de futebol Kylian Mbappé, e a tenista letã Jelena Ostapenko.

Na categoria Paratleta, estão concorrendo o corredor suíço em cadeira de rodas Marcel Hug, a tenista japonesa Yui Kamiji, a esquiadora americana de cross country Oksana Masters, a snowboarder holandês Bibian Mentel-Spee, o triatleta e ciclista holandês Jetze Plat, e o saltador em distância alemão Markus Rehm.

Já entre os Atletas de Ação, podem conquistar o prêmio o surfista americano John John Florence, a snowboarder austíaca Anna Gasser, o skatista americano Nyjah Huston, o iatista francês Armel Le Cléac'h, o snowboarder americanoa Mark McMorris, e o surfista australiano Tyler Wright.

Mais Esporte