Topo

Coreias farão nova reunião amanhã sobre Jogos de Inverno

16/01/2018 15h16

Seul, 16 jan (EFE).- As duas Coreias farão nesta quarta-feira a segunda reunião em pouco mais de uma semana para discutirem a participação do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que acontecerão no mês que vem no condado sul-coreano de PyeongChang.

As conversas acontecerão na faixa sul da aldeia de Panmunjom, na fronteira militarizada entre os países, e está previsto que durante elas Pyongyang defina se permitirá ou não a participação de seus atletas no evento.

Apenas dois atletas norte-coreanos estão classificados para os Jogos de Inverno, um casal de patinadores. Há uma proposta do país anfitrião de formar uma equipe unificada no jóquei no gelo feminino.

Também se espera que durante a reunião a Coreia do Norte se pronuncie sobre a proposta do Sul de desfilarem juntos durante as cerimônias de abertura e encerramento, como já foi feito em outras edições dos Jogos.

Outro ponto a ser abordado é a definição de uma rota de viagem e um alojamento para a delegação norte-coreana e como custear isso de modo que modo que a Coreia do Sul não vulnere as punições que pesam sobre o vizinho pelo programa nuclear de mísseis.

A delegação do Sul para o encontro será encabeçada pelo vice-ministro de Unificação, Chun Hae-sung, enquanto a do Norte terá à frente o vice-diretor da entidade que administra assuntos intercoreanos, Jon Jong-su.

Na semana passada, as duas partes concordaram em convocar futuras reuniões militares para evitar novas rusgas nas fronteiras e que o regime norte-coreano enviaria uma delegação a PyeongChang composta por funcionários de alto escalão, atletas, artistas e animadores de torcida.