Topo

Esporte

Federer avança à 2ª rodada do Aberto da Austrália; Bia Haddad vence

16/01/2018 11h00

Redação Central, 16 jan (EFE).- O suiço Roger Federer, atual campeão do Aberto da Austrália e segundo cabeça de chave da atual edição, estreou nesta terça-feira com vitória tranquila sobre o esloveno Aljaz Bedene, em dia de classificação também do sérvio Novak Djokovic e da brasileira Bia Haddad.

O detentor do troféu da chave masculina passou pelo adversário, 51º colocado no ranking mundial por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-3. A partida teve duração de uma hora e 39 minutos.

Agora, Federer terá pela frente o alemão Jan-Lennard Struff, que mais cedo eliminou o sul-coreano Soon-Woo Kwon, também em estreia tranquila, fechando confronto em 6-1, 6-2 e 6-4, em uma hora e 17 minutos.

Djokovic, por sua vez, começou a caminhada na competição também de maneira tranquila, batendo o americano Donald Young em sets diretos, com parciais de 6-1, 6-2 e 6-4, em uma hora e 51 minutos.

Na segunda rodada, o sérvio encarará o francês Gael Monfils, que também precisou apenas de três sets para avançar, ao superar o espanhol Jaume Munar. O duelo foi fechado com 6-3, 7-6 (5) e 6-4, em duas horas e um minuto.

Entre os principais favoritos, o alemão Alexander Zverev, quarto cabeça de chave, o austríaco Dominic Thiem, quinto, o belga David Goffin, sétimo, o suíço Stan Wawrinka, nono, e o argentino Juan Martín del Potro, 12º, também avançaram.

Zverev passou pelo italiano Thomas Fabbiano por 3 sets a 0, com 6-1, 7-6 (5) e 7-5. Thiem superou o argentino Guido Pella, fechando partida com triplo 6-4. Goffin venceu de virada o alemão Matthias Bachinger com 6-7 (3), 6-3, 6-2 e 6-4. Já Del Potro bateu o americano Frances Tiafoe em sets diretos, com 6-3, 6-4 e 6-3.

A principal surpresa foi a eliminação do canadense Milos Raonic, 22º favorito, que perdeu para o eslovaco Lukas Lacko em quatro sets, com 6-7 (5), 7-5, 6-4 e 7-6 (4). O espanhol Roberto Bautista, cabeça de chave número 20, caiu diante o compatriota Fernando Verdasco, em jogo fechado com 6-1, 7-5 e 7-5.

No feminino, os principais destaques foram as classificações da romena Simona Halep, primeira cabeça de chave, da espanhola Garbiñe Muguruza, terceira, da russa Maria Sharapova, no retorno ao Aberto da Austrália, após ter sido flagrada em exame antidoping durante a disputa do torneio, há dois anos, e de Bia Haddad.

Halep eliminou a australiana Destanee Aiava, tenista convidada pela organização do torneio, vencendo duelo por 2 sets a 0, com 7-6 (5) e 6-1, em uma hora e 51 minutos. Agora, a líder do ranking enfrentará a canadense Eugenie Bouchard, que superou a francesa Oceane Dodin, também em sets diretos, com 6-3 e 7-6 (5).

Muguruza, por sua vez, deixou pelo caminho outra representante da França na chave feminina Jessika Ponchet por 2 sets a 0, com 6-4 e 6-3, e agora duelará contra a taiuanesa Su-Wei Hsieh, que venceu a chinesa Lin Zhu, de virada e em três sets, com 0-6, 6-0 e 8-6.

Já Sharapova derrotou a alemã Tatjana Maria, também sem ceder sets para a adversária, fechando duelo com parciais de 6-1 e 6-4. A russa terá pela frente na segunda rodada a letã Anastasija Sevastova, que a eliminou nas oitavas do US Open, no ano passado, e que hoje bateu a americana Varvara Lepchenko, com 3-6, 6-3 e 6-2.

Bia Haddad, única brasileira na chave principal, eliminou a australiana Lizette Cabrera vencendo por 2 sets a 0, com 7-6 (3) e 6-4. Agora, ela terá pela frente a tcheca Karolina Pliskova, sexta favorita, que hoje eliminou a paraguaia Verónica Cepede Royg, também em sets diretos, com 6-3 e 6-4.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte