Topo

COI decidirá sobre ida da Coreia do Norte aos Jogos de Inverno neste sábado

17/01/2018 11h19

Redação Central, 17 jan (EFE).- Representantes das duas Coreias participarão de reunião neste sábado, na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, para chegar a uma decisão sobre a participação de atletas do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, na nação do Sul.

A entidade que organiza a competição poliesportiva confirmou nesta quarta-feira o encontro, coma presença de membros do alto escalão dos governos locais e os membros de cada um dos países no COI, o norte-coreano Ung Chang e o sul-coreano Seung Min Ryu

No fim da reunião, de acordo com a programação divulgada hoje, o alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, lerá um comunicado, com as decisões tomadas.

Hoje, representantes das duas Coreias se encontraram, para discutir detalhes sobre o evento. O regime liderado por Kim Jong-un propôs que a delegação do país viaje por terra, através da passagem situada na faixa ocidental da fronteira, utilizada para o funcionamento do polígono intercoreano de Kaesong, fechado desde 2016, divulgou o Ministério de Unificação sul-coreano.

Ainda que sejam necessárias conversas militares para estabelecer o protocolo de segurança em torno da delegação norte-coreana, a viagem por terra seria mais simples que por mar, pois permitir um barco norte-coreano atracar na costa sul-coreana pode violar as sanções que Seul impõe sobre Pyongyang, por seu programa de armas.

Resta determinar o alojamento para a delegação norte-coreana e como será custeada a hospedagem e a viagem de modo que a Coreia do Sul não vá contra as sanções. Além disso, é preciso saber se o Norte aceitará ou não a proposta do Sul de desfilar juntos na abertura e no encerramento do evento, como foi feito em outras edições dos Jogos Olímpicos.