Topo

Responsável pelo VAR na Itália faz balanço positivo do sistema

18/01/2018 14h34

Roma, 18 jan (EFE).- O ex-árbitro Roberto Rosetti, responsável pela aplicação do sistema de auxílio de vídeo (VAR) no futebol italiano, fez uma análise considerando bem-sucedida a novidade, cinco meses após a implementação, embora admita que ainda haja margem para melhoras.

"O balanço é positivo, satisfatório. Estamos trabalhando com seriedade nesse projeto. Há pontos e situações que podem ser melhoradas e tem possibilidade disso. Seguiremos em frente", disse o eleito melhor juiz da Itália em quatro ocasiões, entre 2006 e 2009.

Rosetti destacou ainda que o VAR não foi introduzido para servir como escudo para os árbitros, mas para tornar o futebol melhor.

"É um projeto que dá garantia a termos justiça no futebol. Certamente, é um processo, que começamos há alguns meses", disse o italiano, que é também instrutor da Fifa.

"Houve uma redução nas expulsões, também nas suspensões e reclamações em campo. Uma queda geral nas penas disciplinares. Acho que o processo tem como objetivo final dar chance ao árbitro tomar uma decisão justa", completou Rosetti.