Topo

Walkner confirma título do Dacar nas motos; Benavides vence etapa e é vice

20/01/2018 14h42

Córdoba (Argentina), 20 jan (EFE).- O austríaco Matthias Walkner (KTM) conquistou neste sábado o título da edição de 2018 do Rali Dacar ao ficar com a oitava colocação da última etapa, vencida pelo argentino Kevin Benavides (Honda), que ficou com a segunda posição geral.

Walkner completou a especial de 120 quilômetros com largada e chegada na cidade argentina de Córdoba em 1h32min19s, a 5h38min de Benavides. Na soma dos tempos, porém, o austríaco teve 43h06min01s e ficou 16min53s à frente do argentino, tornando-se o primeiro austríaco a triunfar no rali mais duro do mundo.

O pódio ainda teve o australiano Toby Price (KTM), vencedor do Dacar em 2016. Ele cruzou a linha de chegada em segundo lugar neste sábado, a 54s de Benavides, e fechou a disputa como terceiro colocado.

Os pilotos de motos disputaram 11 etapas e meia das 14 inicialmente previstas. Uma foi cancelada por chuva, outra por nevoeiro e uma terceira não foi realizada pela recusa dos competidores em participar devido a alterações no trajeto feitas pela organização.

Alguns fortes concorrentes não conseguiram terminar o Dacar. O campeão do ano passado, o britânico Sam Sunderland (KTM), deu adeus logo na quarta etapa; o francês Adrien van Beveren (Yamaha), que vinha na liderança geral, saiu na décima; e o espanhol Joan Barreda, então vice-líder, abandonou a disputa no dia seguinte, quando vinha em segundo na soma dos tempos.