Topo

Betis resiste no 1º tempo, mas Barça deslancha e goleia fora de casa

21/01/2018 20h24

Sevilha (Espanha), 21 jan (EFE).- Em um jogo de metades distintas, o Barcelona encontrou resistência em uma marcação forte e adiantada no primeiro tempo, mas impôs seu melhor futebol na etapa final e goleou o Betis por 5 a 0 no estádio Benito Villamarín neste domingo, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol.

Está cada vez mais difícil para a concorrência acompanhar o ritmo do Barça, que já abriu 11 pontos de vantagem no topo da tabela. O líder foi a 54, contra 43 do segundo colocado, o Atlético de Madrid, que neste sábado não passou de um empate em casa com o Girona em 1 a 1.

Para o rival Real Madrid, a diferença é ainda maior. O atual campeão goleou o Deportivo La Coruña por 7 a 1 neste domingo, mas ainda vem em quarto lugar, com 35 pontos. O time 'blanco' está atrás também do Valencia, que ontem perdeu para o Las Palmas por 2 a 1 no Estádio de Gran Canaria e soma 39.

Já o Betis, que vinha de duas vitórias seguidas, uma delas no clássico contra o Sevilla, parou na décima posição, com 27 pontos, a cinco do arquirrival, que fecha a zona de classificação para a próxima Liga Europa.

O primeiro tempo foi de bastante equilíbrio. O Barcelona, que contou com Paulinho apenas em parte da etapa final, até tinha mais a bola, mas os donos da casa, pressionando a saída de jogo do adversário, evitava ser pressionado.

O placar ficou em branco durante quase uma hora de bola rolando, até que aos 14 minutos da segunda etapa o show dos visitantes começou. Luis Suárez tocou em profundidade na esquerda para Rakitic, que chutou por baixo na saída do goleiro Adán e fez 1 a 0.

Cinco minutos depois, quem lançou por baixo foi Busquets, que deu passe açucarado para Messi bater no canto direito e marcar o segundo. Em seguida, aos 24, Rakitic cruzou, Suárez encheu o pé no alto e assinalou o terceiro.

Sem diminuir o ritmo e diante de um adversário atônico, os 'Blaugranas' balançaram a rede mais duas vezes. Aos 35 minutos, 'Luisito' tocou e Messi marcou mais um. Na sequência, aos 44, o argentino retribuiu e o uruguaio fechou a conta.

No estádio Anoeta, a Real Sociedad fez 1 a 0 sobre o Celta de Vigo com Willian José, que marcou logo aos dez minutos de partida e foi a nove gols no Espanhol, tornando-se o maior artilheiro da competição entre os brasileiros.

Entretanto, o Celta buscou a virada e venceu por 2 a 1. Iago Aspas, de pênalti, igualou aos 20, e Gómez desempatou no segundo tempo, aos 30.

Com a derrota, a terceira consecutiva no campeonato, a equipe basca se manteve na 15ª colocação, com 23 pontos, a sete do La Coruña, que abre a zona de rebaixamento. Já o time de Vigo subiu para sétimo, com 28.