Topo

Uefa sorteia chaves da 1ª edição da Liga das Nações

24/01/2018 12h11

Redação Central, 24 jan (EFE).- A Uefa sorteou nesta quarta-feira os grupos da primeira edição da Liga das Nações, torneio dividido em quatro divisões, que substituirá os amistosos entre seleções, que será parte da classificação para a próxima edição da Eurocopa, que acontecerá em 2020.

A chamada Liga A, elite da nova competição, é dividida em quatro grupos de três, com integrantes definidos a partir do coeficiente da entidade continental, espécie de ranking atualizado anualmente, assim como aconteceu com as demais divisões.

Atual campeã mundial, a Alemanha encabeçou o grupo 1, que ainda terá França e Holanda. No 2, estarão Bélgica, Suíça e Islândia. O grupo 3 contará com o campeão europeu, Portugal, Itália e Polônia. Já o 4, será formado por Espanha, Inglaterra e Croácia.

Os quatro líderes de chave disputarão o título em junho do ano que vem. Por outro lado, os lanternas serão rebaixados e, obrigatoriamente, participarão da Liga B na próxima edição, que será disputada entre 2020 e 2021.

Nesta edição, a segunda divisão terá o grupo 1 com Eslováquia, Ucrânia e República Tcheca; o 2 com Rússia, Suécia e Turquia; o 3 com Áustria, Bósnia e Irlanda do Norte; e o 4 com País de Gales, Irlanda e Dinamarca.

A Liga C tem grupo 1 com Escócia, Albânia e Israel; o 2 com Estônia, Finlândia, Grécia e Hungria; o 3 com Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre; e o 4 com Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia.

No nível mais baixo da competição, a Liga D, o grupo 1 é formado por Andorra, Cazaquistão, Letônia e Geórgia; o 2 por San Marino, Moldávia, Luxemburgo e Belarus; o 3 por Kosovo, Malta, Ilhas Faroe e Azerbaijão; e o 4 por Gibraltar, Liechtenstein, Armênia e Macedônia.

A Liga das Nações influirá ainda no processo de classificação para a Eurocopa de 2020. As tradicionais eliminatórias continuarão a existir, com as seleções divididas em dez grupos para que os primeiros e os segundos colocados cada um garantam vaga.

Os quatro lugares restantes da Euro virão da Liga das Nações, através de uma repescagem que será realizada em março de 2020. Segundo a Uefa, as quatro divisões da competição darão quatro vagas nesta repescagem - para suas correspodentes semifinais e final, com cada vencedor se classificando para a Euro.

Se algum dos participantes da repescagem já tiver se classificado para a Euro por meio das eliminatórias convencionais, seu lugar será repassado ao melhor colocado seguinte na mesma divisão. E se em uma das ligas não houver seleções ainda não classificadas suficientes para preencher a semifinal de sua repescagem, os lugares ficarão com seleções de outra liga, considerando sua posição no ranking geral.



Confira os grupos da primeira edição da Liga das Nações:.



Liga A.

------.



Grupo 1: Alemanha, França e Holanda.

Grupo 2: Bélgica, Suíça e Islândia.

Grupo 3: Portugal, Itália e Polônia.

Grupo 4: Espanha, Inglaterra e Croácia.



Liga B.

------.



Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia e República Tcheca.

Grupo 2: Rússia, Suécia e Turquia.

Grupo 3: Áustria, Bósnia e Irlanda do Norte.

Grupo 4: País de Gales, Irlanda e Dinamarca.



Liga C.

------.



Grupo 1: Escócia, Albânia e Israel.

Grupo 2: Estônia, Finlândia, Grécia e Hungria.

Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre.

Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia.



Liga D.

------.



Grupo 1: Andorra, Cazaquistão, Letônia e Geórgia.

Grupo 2: San Marino, Moldávia, Luxemburgo e Belarus.

Grupo 3: Kosovo, Malta, Ilhas Faroe e Azerbaijão.

Grupo 4: Gibraltar, Liechtenstein, Armênia e Macedônia.