Topo

Após título na Copa da Liga, Sporting vai atrás da liderança do Português

28/01/2018 17h09

Lisboa, 28 jan (EFE).- O Sporting, depois de conquistar o título da Taça da Liga, voltará a entrar em campo pelo Campeonato Português nesta quarta-feira, em duelo com o Vitória de Guimarães, no estádio José Alvalade, um dia depois de o Porto, líder da competição, visitar o ameaçado Moreirense.

Os Leões precisaram suar a camisa para erguer o terceiro troféu em importância no futebol luso. Na final, disputada sábado com o Vitória de Setúbal, o time verde e branco saiu na frente aos 4 minutos do primeiro tempo, com gol do atacante português Gonçalo Paciência.

A igualdade no placar só veio aos 35 da etapa complementar, quando o atacante holandês Bas Dost balançou as redes. Na decisão por pênaltis, o time lisboeta levou a melhor por 5 a 4 e garantiu o primeiro título da atual temporada.

Nas semifinais da competição, em jogo disputado na última quarta-feira, o Sporting passou, também nas penalidades, pelo Porto, time que persegue no Português. Os Leões estão com 47 pontos na tabela, apenas um atrás dos Dragões.

Adversário do vice-líder nesta rodada, o Vitória de Guimarães ocupa a sétima posição no Português, com 26 pontos, 14 distante da zona de classificação para a Liga Europa.

O Porto, por sua vez, vai tentar se recuperar da queda para o rival no torneio nacional nesta terça-feira, encarando o Moreirense, que é apenas o 15º colocado, com 15 pontos, um a mais que o Vitória de Setúbal, primeiro na zona de rebaixamento.

Para o jogo, o técnico Sérgio Conceição não poderá contar com o meia português Danilo, que se contundiu no clássico com o Sporting. Por outro lado, o meia Otávio, ex-Internacional, recuperado de lesão, poderá voltar a ser relacionado.

Terceiro na tabela, com 46 pontos, o Benfica será o primeiro dos integrantes do Trio de Ferro a entrar em campo na 20ª rodada do Português. A equipe encarnada terá pela frente nesta segunda-feira o também lisboeta Belenenses, 11º na tabela, com 21 pontos.

O Braga, que está em quarto, com 40 pontos, jogará nesta terça-feira, em casa, contra o Desportivo Aves, que aparece atualmente no 16º posto, com 14 pontos.

A abertura da 20ª rodada acontecerá nesta segunda-feira, com dois jogos simultâneos. O Paços de Ferreira, 14º, receberá o Feirense, 12º; e o Rio Ave, que ocupa a quinta colocação, com 33 pontos, visitará o Portimonense, que está em 13º.

Vice-campeão da Taça da Liga, o Vitória de Setúbal, do lateral Patrick Vieira, ex-América Mineiro, entrará em campo nesta quarta-feira, para encarar o Chaves, oitavo na tabela, fora de seus domínios.



Programação da 20ª rodada do Campeonato Português:.



Segunda-feira.

Paços de Ferreira - Feirense.

Portimonense - Rio Ave.

Belenenses - Benfica.

Terça-feira.

Estoril - Tondela.

Braga - Desportivo Aves.

Moreirense - Porto.

Quarta-feira.

Chaves - Vitória de Setúbal.

Boavista - Marítimo.

Sporting - Vitória de Guimarães.