Topo

Valverde elogia versatilidade de Coutinho: "Vai bem em várias posições"

Philippe Coutinho entra em campo para jogo da Copa do Rei contra o Espanyol - Lluis Gene/AFP
Philippe Coutinho entra em campo para jogo da Copa do Rei contra o Espanyol Imagem: Lluis Gene/AFP

31/01/2018 17h30

Philippe Coutinho estreou como titular do Barcelona fora de sua zona de conforto, escalado pelo lado direito do ataque na partida contra o Alavés no último fim de semana. Questionado nesta quarta-feira (31) sobre como aproveitará o brasileiro no clube catalão, o técnico Ernesto Valverde exaltou a versatilidade do camisa 14.

“A posição ideal para Coutinho... é um jogador que vai bem em várias posições. É um ponta que pode jogar pela esquerda e direita. Pode nos ajudar no ataque. Pode jogar na meia esquerda e direita. É versátil e pode jogar em várias posições, por isso o contratamos”, elogiou Valverde.

No Liverpool, o meia-atacante brasileiro foi aproveitado em posições diversas pelos técnicos Brendan Rodgers e, depois, Jürgen Klopp. Ambos os treinadores utilizavam o brasileiro principalmente pelo lado esquerdo do campo, fosse aberto pela ponta, no ataque, ou armando o time pelo setor canhoto do meio.

A forma como Valverde escalou o brasileiro se aproxima do que Tite tem feito com o jogador na seleção brasileira, colocando-o do lado oposto a Neymar no ataque. Em seu primeiro jogo como titular do Barça, Coutinho não brilhou ofensivamente, mas teve destaque na parte defensiva, liderando o time em desarmes.

O principal reforço do Barcelona na temporada está relacionado para a partida desta quinta-feira (1º) contra o Valencia, pela semifinal da Copa do Rei. Além dele, Paulinho e o ex-palmeirense Yerry Mina foram convocados por Valverde. O jogo de ida da competição será realizado no Camp Nou, às 18h30 (de Brasília).

Ainda sobre o elenco do Barça, Valverde confirmou que o lateral e meia Aleix Vidal continuará no clube catalão pelo menos até junho. Ele destacou que a saída de Arda Turan (Istambul Basaksehir), Deulofeu (Watford) e Rafinha (Inter de Milão) contribuiu para isso.

"Muito foi especulado sobre Aleix. Não é titular indiscutível, mas vem nos ajudando muito. Há três jogadores que jogam em uma posição similar que foram embora nesta janela (de janeiro). O fato de ele ficar é bom, é um jogador que pode nos ajudar no que resta da temporada", comentou.

Sobre o duelo desta quinta em si, Valverde espera dificuldade, mesmo jogando no Camp Nou e sabendo que o adversário vem de duas derrotas pelo Campeonato Espanhol, para Las Palmas e Real Madrid.

"Vejo o Valencia parecido do dia pelo Espanhol (empate em 1 a 1 em novembro). Na época, estavam em uma sequência de muitas vitórias (oito). Agora, pode ser que tenham acusado a dura sequência de jogos, mas os vejo com muito potencial. Contra o Real Madrid, perderam por 4 a 1, mas houve muitas fases do jogo em que poderiam ter empatado", analisou.

"É um adversário duro, que está fazendo grande temporada. Será fundamental obter um bom resultado em casa, já que no Mestalla eles são fortes. Não sofrer gols também será importante", acrescentou.