Topo

Orquestra norte-coreana que se apresentará no Sul chega rodeada de segurança

06/02/2018 08h23

Seul, 6 fev (EFE).- Mais de 100 músicos da orquestra norte-coreana Samjiyon chegaram nesta terça-feira em um barco a um porto da Coreia do Sul, onde farão dois históricos concertos coincidindo com os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang e onde foram recebidos por um grande dispositivo de segurança.

O ferry Mangyongbong-92 chegou ao porto de Mukho (cerca de 185 quilômetros ao leste de Seul) por volta das 17h (horário local, 6h de Brasília) após atravessar a chamada Linha de Limite Norte (LLN) que separa as águas de ambos países, segundo confirmou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério de Unificação.

Horas antes da chegada do barco, grupos de manifestantes de tendência conservadora protestaram nos arredores do porto contra a chegada da orquestra, por considerar que seus concertos representam um ato de propaganda a favor do regime norte-coreano, segundo informou a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

Como aconteceu nos últimos dias na Coreia do Sul após os acordos para que o Norte participe dos Jogos de PyeongChang, os manifestantes queimaram fotos do líder norte-coreano Kim Jong-un.

No entanto, o forte cordão de segurança posicionado em torno dos cais do porto impediu jornalistas e curiosos de verem pouco mais que o teto do ferry, que chegou com a maioria das persianas dos camarotes fechadas.

A orquestra, cujo nome vem do condado norte-coreano aos pés do monte Paektu - lugar sagrado na particular iconografia do regime -, parece ter sido criada expressamente para estes Jogos e está liderada pela artista Hyon Song-wol.

Hyon também é líder da famosa banda Moranbong e, segundo rumores, foi namorada do próprio Kim Jong-un.

O porto de Mukho se encontra a pouco mais de 20 quilômetros ao sul de Gangneung, onde a orquestra fará seu primeiro concerto em 8 de fevereiro, na véspera da abertura dos Jogos.

A previsão é que durante os primeiros dias a orquestra durma a bordo do ferry e que o navio siga rumo à Coreia do Norte quando o conjunto viajar a Seul para fazer seu segundo concerto em 11 de fevereiro, antes de retornar no dia seguinte por terra ao seu país.

Estes concertos representam uma ocasião histórica, dada as escassas vezes nas quais artistas norte-coreanos podem viajar e se apresentar no Sul e é fruto dos acordos entre os dois países, tecnicamente ainda em guerra, para que a Coreia do Norte participe dos Jogos de Inverno que acontecerão no condado sul-coreano de PyeongChang.

Para permitir a chegada do barco, Seul teve que fazer uma exceção, já que proíbe qualquer embarcação norte-coreana de viajar ao seu território desde 2010.