Topo

União das Coreias será "o momento" da abertura dos Jogos de Inverno, diz Bach

07/02/2018 10h39

PyeongChang (Coreia do Sul), 7 fev (EFE).- O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, antecipou nesta quarta-feira que, acima do espetáculo artístico, o desfile conjunto das duas Coreias será "o momento" da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de PyeongChang, na próxima sexta-feira.

"Espero uma grande festa. Não conheço mais detalhes e, se os conhecesse, não poderia revelá-los. Mas o desfile conjunto será 'o momento'. Será o mais emocionante", afirmou Bach em uma entrevista coletiva ao término da Sessão do COI na cidade sul-coreana.

A aparição na abertura dos Jogos das duas delegações coreanas unidas, além da formação de uma equipe única em hóquei feminino, são alguns dos frutos da aproximação entre as duas Coreias, propiciada pelos Jogos de Inverno.

"Já foi batido um recorde olímpico", comemorou Bach ao se referir aos seis novos países que estrearão em PyeongChang, "graças aos programas de desenvolvimento de Solidariedade Olímpica".

A lista de novos participantes é composta por Equador, Eritreia, Kosovo, Malásia, Nigéria e Cingapura.

O presidente do COI também se mostrou muito contente pela decisão tomada hoje na assembleia olímpica de escolher um país africano para receber os Jogos da Juventude de 2022.

"Já temos sede para os Jogos Olímpicos de 2024 (Paris) e 2028 (Los Angeles) e não queríamos que a África tivesse que esperar até 2032 ou 2036 para ter seus Jogos. Por isso começamos com os Jogos da Juventude", explicou o dirigente alemão.

A África é o único continente que nunca organizou os Jogos Olímpicos. Senegal é o país com mais chances de sediar os Jogos da Juventude em 2022, após ter apresentado ao COI uma oferta que a entidade considerou satisfatória, como foi exposto hoje em PyeongChang.

Bach espera que os Jogos da Juventude "inspirem outros países africanos a apresentar candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2032 e 2036".