Topo

Começa cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang

09/02/2018 09h40

PyeongChang (Coreia do Sul), 9 fev (EFE).- A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang começou nesta sexta-feira no estádio olímpico deste condado sul-coreano, marcada pelo desfile conjunto das duas Coreias e a histórica presença de autoridades norte-coreanas.

Uma contagem regressiva e fogos de artifício deram início à cerimônia, que conta com um público de 35 mil pessoas e na qual as duas Coreias realizarão seu primeiro desfile olímpico conjunto em 12 anos sob os olhares de uma delegação norte-coreana liderada pelo presidente honorário, Kim Yong-nam, e Kim Yo-jong, irmã do líder Kim Jong-un.

A presença da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno se deu através de acordos firmados em conversas entre os países em janeiro, que marcaram uma grande aproximação após anos de tensas relações marcadas pelos avanços do programa armamentístico do regime de Kim Jong-un.

A presença de representantes do governo do isolado país asiático é muito pouco comum em um evento global como este, no qual também estão presentes o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o presidente do país anfitrião, Moon Jae-in.

No total, 2.925 atletas de 92 países participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, os maiores até o momento, nos quais estão em disputa 102 medalhas de ouro.

Os 15 esportes que fazem parte do evento serão disputados em 12 sedes (cinco para gelo, sete para neve) situadas em torno do condado sul-coreano de PyeongChang (130 quilômetros ao leste da capital, Seul), até o encerramento dos Jogos, em 25 de fevereiro.

Os EUA contam com o maior número de atletas (242, recorde dos Jogos), enquanto a Rússia, outra das potências mundiais em esportes de inverno, terá 168 atletas, que competirão sob bandeira neutra, já que o país está suspenso pelo COI por um escândalo de doping.