Topo

Presidente da Coreia do Sul declara abertos Jogos de Inverno de Pyeongchang

09/02/2018 11h18

PyeongChang (Coreia do Sul), 9 fev (EFE).- O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, declarou nesta sexta-feira abertos os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

"Declaro abertos os Jogos da 23ª Olimpíada", disse Moon às 21h40 (horário local, 10h40 em Brasília) na tribuna de autoridades do estádio de PyeongChang.

Os Jogos de Inverno se transformaram em um símbolo da aproximação das duas Coreias, que hoje desfilaram sob uma mesma bandeira, com a presença de Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-um, e do presidente honorário da Coreia do Norte, Kim Yong-nam.

No total, 2.925 atletas de 92 países participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, os maiores até o momento, nos quais estão em disputa 102 medalhas de ouro.

Os 15 esportes que fazem parte do evento serão disputados em 12 sedes (cinco para gelo, sete para neve) situadas em torno do condado sul-coreano de PyeongChang (130 quilômetros ao leste da capital, Seul), até o encerramento dos Jogos, em 25 de fevereiro.