Topo

Rússia fará Jogos de Inverno alternativos com atletas vetados em PyeongChang

12/02/2018 15h57

Moscou, 12 fev (EFE).- O governo da Rússia anunciou nesta segunda-feira que realizará Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno alternativos, depois que atletas do país não tiveram participação aceita na competição oficial, que acontece em PyeongChang, na Coreia do Sul.

"Apoiamos nossos esportistas, que estão lá (em PyeongChang) em condições muito complicadas. Mas, sofrem mais aqueles que não puderam ir aos Jogos", afirmou o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

O premiê garantiu que a justificativa para deixar os atletas do país fora da Olimpíada de Inverno, após absolvição na Corte Arbitral do Esporte (CAS), faz parte de "desenfreada campanha política" lançada nos últimos meses contra o país.

Medvedev explicou que a competição alternativa que será realizada na Rússia contará com as modalidades que sofreram maior impacto com o veto olímpico: esqui, bobsled, biatlo e patinação em velocidade.

O evento acontecerá logo após o fim dos Jogos de PyeongChang, conforme explicou Vitaly Mutko, vice-primeiro ministro da Rússia e ex-ministro dos Esportes.

"Espero que possamos compensar, de alguma forma, os problemas que tiveram nossos atletas, apoiá-los e dar a eles a possibilidade de mostrar suas maiores qualidades", garantiu Mutko.