Topo

Ameaçado de rebaixamento no Gaúcho, Grêmio encara Independiente pela Recopa

13/02/2018 17h15

Redação Central, 13 fev (EFE).- O Grêmio, que há dois meses, decidia o Campeonato Mundial de Clubes e agora está ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Gaúcho, visitará nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), o Independiente, na partida de ida da decisão da Recopa Sul-Americana.

O Tricolor Imortal obteve o direito de disputar a competição ao vencer a Taça Libertadores, superando outro argentino, o Lanús. Já o 'Rey de Copas' ergueu o troféu da Copa Sul-Americana, em 2017, batendo na decisão uma equipe brasileira, o Flamengo.

Nesta temporada, o Grêmio vive fase completamente diferente, tendo feito seis jogos pelo Gauchão e vencido apenas um, com o Brasil de Pelotas por 2 a 1, há uma semana. Apesar do resultado positivo, o time segue na zona de degola, com quatro pontos, apenas a frente do Novo Hamburgo.

Para o lateral-esquerdo Bruno Cortez, um dos remanescentes do time campeão continental, o momento é de esquecer os resultados do campeonato estadual, para encarar uma nova oportunidade de erguer troféu.

"Vamos fazer uma mini-Libertadores, em um clássico entre Brasil e Argentina. E decisão a gente joga com o coração. Todo mundo vai colocar o coração na ponta da chuteira", afirmou o defensor, em entrevista coletiva, já depois do embarque apra Buenos Aires.

Além do momento atual, o elenco gremista também tem muitas diferenças. Com relação ao time derrotado pelo Real Madrid, na final do Mundial, Edílson acertou com o Cruzeiro, Fernandinho partiu pra o Chongqing Lifan, da China, e Lucas Barrios agora atua no Argentinos Juniors.

O volante Ramiro, por sua vez, foi suspenso pela Conmebol por duas partidas, devido expulsão na final da Libertadores, e não participará de nenhum dos encontros com o Independiente. Além disso, o lateral-direito Madson e o volante Arthur, lesionados, também não estarão no 11 inicial.

Com isso, Léo Moura deverá começar jogando no estádio Libertadores de América. Do meio para frente, o técnico Renato Gaúcho faz mistério, com apenas Maicon, Cícero, Everton e Luan tendo presença quase garantida entre os titulares.

O Independiente, que calou o Maracanã e encerrou jejum de sete anos sem títulos no fim do ano, também apresenta mudanças. Uma das novidades seria no comando técnico, já que Ariel Holan chegou a pedir demissão, devido ameaças de torcedores, mas voltou atrás, permanecendo na função.

Grande destaque da conquista da Sul-Americana, o jovem meia Ezequiel Barco partiu para o Atlanta United, dos Estados Unidos. O lateral-esquerdo Nicolás Tagliafico foi para o Ajax, e o atacante Lucas Albertengo para o Monterrey. A principal novidade é o meia Fernando Gaibor, que chegou do Emelec.

Após o duelo desta quarta-feira no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, Grêmio e Independiente voltarão a se encontrar, exatos, sete dias depois, em Porto Alegre, para definir o primeiro campeão de competição continental em 2018.



Prováveis escalações:.

Independiente: Campaña; Bustos, Franco, Amorebieta e Silva; Domingo, Gaibor e Meza; Fernández, Benítez e Gigliotti. Técnico: Ariel Holan.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Alisson (ou Michel), Cícero e Everton; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Roddy Zambrano (Equador), auxiliado pelos compatriotas Byron Romero e Christian Lescano.

Estádio Libertadores de América, em Buenos Aires (Argentina).