Topo

City atropela Basel na Suíça e praticamente garante ida às quartas de final

13/02/2018 19h35

Basileia (Suíça), 13 fev (EFE).- O Manchester City ignorou o mando de campo e o desempenho recente do Basel contra equipes inglesas, e venceu nesta terça-feira o adversário fora de casa por 4 a 0, encaminhando a classificação para às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Contra um time que eliminou recentemente o Liverpool da competição, passou nesta temporada pelo Manchester United, entre outros êxitos, o time comandado pelo técnico espanhol Josep Guardiola resolveu rápido o duelo e, provavelmente, a série eliminatórias.

O meia alemão Ilkay Gundogan abriu o placar logo aos 15 do primeiro tempo. Três minutos depois, o meia português Bernando Silva ampliou e, aos 23, o atacante argentino Sergio Aguero fez o terceiro. Na etapa complementar, aos 8, o autor do primeiro gol da partida deu números finais ao duelo.

O Basel, apesar da derrota, se mostrou aguerrido e corajoso, já que não deixou de atacar o poderoso City. O goleiro brasileiro Ederson apareceu bem durante o duelo sempre que foi exigido, inclusive com duas boas defesas pouco antes do quarto gol da equipe inglesa.

No dia 7 de março, as duas equipes se reencontrarão, em jogo marcado para o Etihad Stadium. O time suíço precisará de uma vitória por 4 a 0 para levar o duelo para a prorrogação, ou qualquer outro êxito por quatro ou mais gols de diferença, para avançar ainda no tempo normal.

Para o jogo desta terça-feira, o desfalque segue sendo o atacante brasileiro Gabriel Jesus, que está em fase final de recuperação de lesão no joelho direito. O goleiro Ederson e o volante Fernandinho começaram jogando, enquanto o lateral-direito Danilo iniciou o duelo no banco e entrou nos instantes finais.

No Basel, a ausência mais sentida foi a do zagueiro colombiano Éder Balanta, ex-River Plate. Com isso, o volante albanês Taulant Xhaka foi recuado para a linha defensiva, atuando ao lado do brasileiro naturalizado suíço Léo Lacroix e do tcheco Marek Suchy.

Com o apito inicial, anfitriões e visitantes mostraram postura ofensiva, em um duelo aberto. A equipe suíça até tentou levar perigo, mas foi o City que assustou, aos 5, quando Bernardo Silva cruzou na medida e encontrou Gundogan, que cabeceou para a defesa de Vaclik.

A bola aérea, buscando o meia alemão se mostrou uma receita eficiente, pois, aos 14, minutos, o camisa 8 apareceu na área, após cobrança de escanteio da esquerda de De Bruyne, e testou para o fundo das redes, abrindo o placar do duelo.

O Basel, apesar do gol sofrido, continuou encarando o adversário de peito aberto, mas, sem conseguir marcar. Em nova descida, aos 18, Sterling disparou pela esquerda e cruzou, achando Bernardo Silva recebeu no lado oposto da área. O português bateu, contou com desvio em Léo Lacroix e venceu Vaclik.

O poderio ofensivo do Manchester Citu pôde ser visto mais uma vez aos 23, quando Fernandinho partiu para cima dos adversários, desbravando a intermediária dos donos da casa e conseguiu fazer com que a bola chegasse para Aguero. O atacante argentino bateu colocado e acertou o canto direito do goleiro, fazendo o terceiro.

Com a larga vantagem, atuando como visitante, o City, visivelmente, tirou o pé do acelerador. Ainda assim, Sterling, aos 32, e De Bruyne, quatro minutos depois, tiveram ótimas oportunidades para mexer no placar, mas não tiveram sucesso.

O segundo tempo começou com as duas equipes apresentando posturas semelhantes as do início do duelo. Aos 4, o Basel assustou, quando Riveros acertou um chutaço de longe e obrigou Ederson a fazer bela defesa, tocando com as pontas dos dedos para desviar do gol.

No minuto seguinte, o City criou ótima resposta, com Sterling sendo lançado em velocidade nas costas da zaga. O atacante inglês, no entanto, se enrolou com a bola, não conseguiu finalizar e acabou travado pelos defensores do time mandante.

Gundogan, que havia sido o primeiro a marcar no primeiro tempo, fez o mesmo na etapa complementar, e com grande estilo. O meia alemão cortou um marcador e acertou belo chute da entrada da área, aos 8, e não deu chances para Vaclik conseguir fazer a defesa.

Com 4 a 0 no placar, Guardiola começou a fazer mudanças, colocando em campo Sané, recém-recuperado de lesão, na vaga de Sterling. Em seguida, o experiente David Silva saiu do banco para substituir De Bruyne.

Aguerrido, o Basel seguiu lutando, ao menos, para alcançar o gol de honra, diante de sua torcida. Aos 22, Elyounoussi recebeu no lado esquerdo da área, se livrou da marcação e bateu à queima-roupa, mas sem grande força, o que facilitou a defesa de Ederson.

Dois minutos depois, o goleiro brasileiro voltou a trabalhar, em cobrança de falta venenosa de Oberlin.

Do outro lado, Vaclik também fez grande defesa aos 29, quando Aguero fez ótima jogada pela esquerda, passou como quis pelos defensores adversários e achou Gundogan livre na área. O meia bateu de chapa, mas o tcheco voou para espalmar.



Ficha técnica:.

Basel: Vaclik; Lang, Xhaka, Léo Lacroix, Suchy e Riveros; Frei, Serey Dié, Elyounoussi (Bua) e Stocker (Ajeti); Oberlin. Técnico: Raphael Wicky.

Manchester City: Ederson; Walker, Kompany, Otamendi e Delph; Fernandinho, De Bruyne (David Silva) e Gundogan; Bernardo Silva, Aguero (Danilo) e Sterling (Sané). Técnico: Josep Guardiola.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Warnmark.

Gols: Gundogan (2), Bernardo Silva e Aguero (Manchester City).

Cartões amarelos: Xhaka e Serey Dié (Basel); Fernandinho (Manchester City).

Estádio: St. Jakob-Park, na Basileia (Suíça).