Topo

Seul pagará viagem de delegação norte-coreana aos Jogos de Inverno

14/02/2018 11h09

Seul, 14 fev (EFE).- A Coreia do Sul aprovou nesta quarta-feira o uso 2,86 bilhões de wons (R$ 8,63 milhões) para bancar a viagem da delegação norte-coreana aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

A quantia servirá para o alojamento de centenas de artistas, animadoras de torcida, lutadores de taekwondo, jornalistas e o resto do pessoal que faz parte da numerosa delegação que viajou para a Coreia do Sul para participar do evento, de mais de 400 pessoas.

"A participação da delegação da Coreia do Norte de diferentes formas é uma boa oportunidade para conseguir o objetivo de Seul de realizar os Jogos Olímpicos da Paz, melhorar as relações e abrir as portas para a paz na península da Coreia", disse hoje o ministro sul-coreano de Unificação, Cho Myoung-gyon.

O Comitê Olímpico Internacional (COI), por sua vez, bancou as despesas dos 22 atletas da Coreia do Norte que participam do evento.

A participação da Coreia do Norte nos Jogos de PyeongChang 2018 se deu após históricos acordos firmados entre Seul e Pyongyang em janeiro deste ano.

Além da participação dos atletas, as duas Coreias formaram uma equipe unificada de hóquei feminino sobre gelo, bem como combinaram a atuação de uma orquestra com 140 músicos norte-coreanos que se apresentaram na Coreia do Sul na semana passada no marco dos Jogos de Inverno.

A isso se soma a assistência de um "esquadrão" composto por 229 animadoras de torcida, enviadas aos jogos da seleção unificada de hóquei gelo feminino e a outros eventos.

Tanto a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos como o fato de Seul cobrir as despesas da sua delegação geraram críticas na Coreia do Sul contra o governo do liberal Moon Jae-in, e inclusive foram motivo de manifestações convocadas antes e durante o evento esportivo.