Topo

Milan bate Ludogorets e fica perto da oitavas; Arsenal também põe mão na vaga

15/02/2018 18h16

Redação Central, 15 fev (EFE).- O Milan não deu chance para surpresas nesta quinta-feira, venceu o Ludogorets, na Bulgária, por 3 a 0, e deu grande passo para avançar às oitavas de final da Liga Europa, em dia de boa vitória do Arsenal sobre o Östersunds, na Suécia, e virada do Borussia Dortmund sobre a Atalanta, em casa.

Os 'Rossoneros' saíram na frente aos 45 minutos do primeiro tempo, graças ao atacante italiano Patrick Cutrone. O jovem participou também da jogada do segundo gol, sofrendo pênalti, que o lateral-esquerdo suíço Ricardo Rodríguez converteu, aos 18 da etapa complementar.

O placar foi fechado já nos acréscimos, aos 47, quando o atacante italiano Fabio Borini, que havia saído do banco de reservas aos 30 do segundo tempo, balançou as redes.

Quatro brasileiros atuaram no jogo, todos pelo Ludogorets. O lateral-direito Cicinho, ex-Ponte Preta e Santos; o volante Lucas Sasha, ex-Corinthians, e o meia-atacante naturalizado búlgaro Marcelinho, ex-Bragantino, começaram jogando. O atacante Wanderson, ex-Portuguesa, e o volante Campanharo entraram depois do intervalo.

Com a vitória, o Milan poderá perder por até dois gols de diferença, na próxima quinta-feira, no estádio San Siro, que sairá de campo clasificado no tempo normal. Se o time búlgaro devolver o 3 a 0, forçará prorrogação.

Irregular no Campeonato Inglês, em que está apenas na sexta posição, o Arsenal foi mais uma equipe tradicionou que, praticamente, assegurou classificação às oitavas de final da Liga Europa, ao superar o Östersunds, na Suécia, por 3 a 0.

O lateral-esquerdo espanhol Nacho Monreal abriu o marcador aos 13 do primeiro tempo. Nove minutos depois, o zagueiro sueco Sotirios Papagiannopoulos marcou contra. Na etapa complementar, aos 13, o meia alemão Mesut Özil fez o terceiro.

Nos acréscimos, o zagueiro sueco Tom Pettersson teve grande oportunidade para descontar, mas acabou perdendo pênalti, parando na defesa do goleiro colombiano David Ospina.

Na França, o Nice, dos zagueiros Marlon, ex-Fluminense, e Dante, que disputou a Copa do Mundo de 2014, com a seleção brasileira - ambos titulares na partida -, foi derrotado de virada pelo Lokomotiv Moscou por 3 a 2.

O atacante italiano Mario Balotelli marcou duas vezes na etapa inicial, aos 4, de pênalti, e aos 28. Nos instantes finais, o meia português Manuel Fernandes começou show particular, ao descontar, em cobrança de pênalti.

Aos 22 do segundo tempo, o lateral-esquerdo senegalês Racine Coly foi expulso, deixando os donos da casa com um a menos. Depois disso, o camisa 4 da equipe da capital russa conseguiu marcar mais duas vezes, aos 24 e aos 32.

Na Alemanha, Borussia Dortmund e Atalanta fizeram jogo eletrizante, em que os anfitriões venceram por 3 a 2. O meia-atacante alemão Andre Schürrle abriu o placar aos 30 do primeiro tempo. Depois do intervalo, o meia esloveno Josip Ilicic marcou duas vezes, aos 6 e aos 11, e virou.

Aos 20 da etapa complementar, começou a entrar em cena o atacante belga Michy Batshuayi, que deixou o placar igual. O jogador, recém-contratado junto ao Chelsea voltou a balançar as redes aos 46, após falha do zagueiro brasileiro Rafael Tolói, ex-Goiás e São Paulo.

O Olympique de Marselha, por sua vez, passou sem dificuldades pelo Braga, na França, vencendo por 3 a 0. O artilheiro do jogo foi o atacante francês Valère Germain, que marcou duas vezes, uma em casa tempo. O meia francês Florian Thauvin também balançou as redes.

Na Rússia, o Athletic Bilbao não tomou conhecimento do Spartak Moscou, vencendo duelo por 3 a 1. O atacante espanhol Aritz Aduriz anotou dois gols, e o zagueiro russo Ilya Kutepov marcou contra. O atacante brasileiro Luiz Adriano descontou para os anfitriões.

A Real Sociedad, por sua vez, atuando na Espanha, ficou apenas no empate com o Red Bull Salzburg em 2 a 2. O meia espanhol Mikel Oyarzabal abriu o placar para os visitantes, balançando as próprias redes. O lateral-direito espanhol Álvaro Odriozola e o meia belga Adnan Januzaj viraram o placar, mas o atacante japonês Takumi Minamino igualou nos acréscimos da etapa final.

Mais cedo, o Sporting, de Portugal, passou pelo Astana, do Cazaquistão, fora de casa, por 3 a 1, ficando muito perto da classificação. O meia croata Marin Tomasov abriu o placar para o time do Leste Europeu, mas os meias portugueses Bruno Fernandes e Gelson Fernandes e o atacante marfinense Seydou Doumbia viraram.