Topo

Porto tenta esquecer desastre na Champions para manter liderança no Português

16/02/2018 13h47

Jordi González.

Lisboa, 16 fev (EFE).- O Porto tentará manter a liderança do Campeonato Português no próximo domingo contra o Rio Ave, pela 23ª rodada, em uma partida na qual terá que esquecer o desastre de na última quarta-feira, quando foi goleado por 5 a 0 no Estádio do Dragão pelo Liverpool em jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

O vice-líder Benfica, que tem 53 pontos, a dois do topo, receberá no sábado o Boavista, e o Sporting, terceiro, também com 53, fechará a rodada na segunda-feira contra o Tondela fora de casa.

O Porto retorna à principal competição de Portugal, na qual conseguiu uma fácil vitória fora de casa contra o Chaves (4 a 0) na última rodada, mas que foi ofuscada pela goleada sofrida contra o Liverpool, a pior derrota como mandante na história do clube.

Muitas dúvidas pairam sobre a equipe após a má atuação na derrota na 'Champions', mas agora os jogadores voltam a uma realidade bem diferente no torneio nacional, onde o Porto ainda não perdeu após 21 rodadas.

Na quarta-feira, os 'Dragões' terminarão o jogo contra o Estoril, que em janeiro foi adiado por problemas na estrutura do estádio António Coimbra da Mota, e no próximo domingo visitarão o Portimonense.

O treinador Sérgio Conceição continuará sem contar com o meio-campo Danilo Pereira e o lateral Ricardo Pereira, lesionados, enquanto o atacante camaronês Vincent Aboubakar e o meia André André são dúvidas.

Com duas vitórias convincentes contra Rio Ave (5 a 1) e o Portimonense (3 a 1), o Benfica voltou à briga pelo título, que há poucas semanas parecia longe do seu alcance.

Sem estar disputando nenhuma outra competição, as 'Águias' fecharão o mês de fevereiro contra o Paços de Ferreira na semana que vem.

O técnico Rui Vitória terá que esperar até o último momento para saber se poderá contar com o atacante brasileiro Jonas, artilheiro do Campeonato Português com 25 gols, que se recupera de uma pancada no joelho esquerdo.

Quem certamente desfalcará o time nas próximas jornadas é o argentino Eduardo Salvio, que nesta semana passou por cirurgia no joelho direito e ficará afastado dos gramados por cerca de seis semanas.

Por sua vez, o Sporting vai ao campo do Tondela tentar acabar com a má fase como visitante, já que sua última vitória fora de casa pelo Campeonato Português foi na 14ª rodada, contra o Boavista, no dia 9 de dezembro.

Os 'Leões' se recuperaram nesta semana ao vencerem o Feirense (2 a 0) e o Astana (3 a 1) no jogo de ida da fase 16 avos de final da Liga Europa.

O time não poderá tirar o pé do acelerador nos próximos dias, já que na quinta-feira receberá a equipe cazaque para o jogo de volta e, posteriormente, jogará contra Moreirense e Porto pelo Campeonato Português.

O treinador Jorge Jesus não pôde contar na Liga Europa com o atacante holandês Bas Dost, o ponta português Daniel Podence e o zagueiro francês Jérémy Mathieu, que não viajou para prevenir uma possível lesão na grama sintética do estádio Astana Arena. Por isso, os três são dúvida para esta rodada.

Por outro lado, o time poderá contra com três jogadores que não foram inscritos na competição europeia: o ganês Lumor Agbenyenu, o croata Josip Misic e o brasileiro Wendel, ex-Fluminense.

A 23ª rodada do Campeonato Português será aberta nesta sexta-feira com o jogo entre o Feirense, 15º na tabela a um ponto da zona de rebaixamento, e Portimonense, 11º.



Programação da 23ª rodada do Campeonato Português:.



Sexta-feira.

Feirense - Portimonense.

Sábado.

Desportivo Aves - Marítimo.

Benfica - Boavista.

Estoril - Belenenses.

Domingo.

Moreirense - Chaves.

Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira.

Porto - Rio Ave.

Vitória de Guimarães - Braga.

Segunda-feira.

Tondela - Sporting.