Topo

Canadá e EUA repetirão final feminina do hóquei sobre o gelo pela 5ª vez

19/02/2018 13h37

PyeongChang (Coreia do Sul), 19 fev (EFE).- As seleções de Estados Unidos e Canadá disputarão pela quinta vez em seis edições dos Jogos Olímpicos de Inverno a final feminina do hóquei sobre o gelo.

Enquanto os EUA venceram a Finlândia por 5 a 0 para garantir uma vaga na final, a seleção canadense despachou pelo mesmo placar a equipe de Atletas Olímpicas da Rússia. As perdedoras das semifinais se enfrentarão pela medalha de bronze.

As canadenses, após um gol em cada um dos dois primeiros tempos, definiram o confronto contra as russas com três gols no terceiro. Jennifer Wakefield marcou duas vezes na partida.

Nos Estados Unidos o destaque foi para Dani Cameranesi, autora de dois gols e principal responsável pela vitória americana. Com dois gols no primeiro tempo, mais dois no segundo e um no terceiro, as americanas não deram chance às finlandesas.

A disputa pelo bronze ocorrerá na próxima quarta-feira. A final será realizada na quinta-feira.

Desde que o hóquei feminino sobre o gelo estreou como esporte olímpico, em 1998, com vitória dos Estados Unidos, todas as posteriores medalhas de ouro foram para o Canadá.

Os Estados Unidos derrotaram o Canadá na final de 1998, e a seleção canadense venceu a americana nas decisões de 2002, 2010 e 2014. Apenas em 2006 houve outra equipe protagonista na partida pelo ouro: a Suécia, que perdeu para o Canadá.