Topo

Norueguesa se torna esportista mais premiada na história dos Jogos de Inverno

21/02/2018 10h01

PyeongChang (Coreia do Sul), 21 fev (EFE).- Com a medalha de bronze conquistada nesta quarta-feira junto com sua compatriota Maiken C. Falla no esqui cross-country de velocidade por equipes, a norueguesa Marit Bjoergen passa a ser a esportista mais premiada na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, com um total de 14 medalhas.

A lendária atleta de Trondheim, de 37 anos, tinha igualado em 17 de fevereiro as treze medalhas olímpicas de seu compatriota Ole Einar Bjoerndalen, "o rei do biatlo".

Porém, nesta quarta-feira, Bjoergen deixou para trás seu companheiro ao estabelecer um novo recorde de medalhas conquistadas.

A valente Marit Bjoergen diminuiu o protagonismo das americanas Kikkan Randall e Jessica Diggin e das suecas Charlotte Kalla e Stina Nilsson, que foram primeiras e segundas, respectivamente.

Com sua terceira posição, Marit Bjoergen conquistou um lugar único na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Em PyeongChang, a atleta já somou quatro medalhas.

A rainha do esqui cross-country, campeã do mundo em 18 ocasiões, começou a escrever sua brilhante história muito antes, em Salt Lake City (Estados Unidos) em 2002, quando conquistou uma prata.

Quatro anos mais tarde, em Turim (Itália), também conquistou uma prata. Em Vancouver (2010), brilhou com três ouros, uma prata e um bronze, enquanto em Sochi (2014) conquistou três ouros.