Topo

Após tropeço, líder América busca reabilitação no Clausura contra o Tijuana

22/02/2018 16h04

Cidade do México, 22 fev (EFE).- Depois de ter empatado com o Veracruz, que é apenas o 14º colocado e vem em último nos 'promedios', que definem o time rebaixado ao final deste semestre, o América defenderá a liderança do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano no próximo sábado enfrentando o Tijuana no estádio Azteca.

Única equipe ainda invicta após oito rodadas, o América soma 16 pontos, dois a mais que o Santos Laguna, segundo colocado, e que o Pumas, terceiro. Os 'Xolos', por sua vez, fecham a zona de classificação para as quartas de final, em oitavo lugar, com 12.

A tabela de classificação do Clausura demonstra um grande equilíbrio. Depois do Pumas, aparecem dois concorrentes com 13 pontos cada, Puebla e Morelia, cinco com 12 e outros dois com 11. Todos com chances de terminar o fim de semana no G8.

Mesmo com o tropeço da semana passada, os 'Águilas' estão com moral elevado, já que iniciaram a campanha no mata-mata da Liga dos Campeões da Concacaf com uma vitória sobre o Saprissa por 5 a 1 na Costa Rica. O técnico Miguel Herrera já pensa no jogo de volta, na semana que vem, mas descartou a possibilidade de poupar toda a equipe considera titular no Clausura.

"Se pensam que vou jogar com jovens, estão enganados. Nenhum jogo pelo Mexicano nem pela 'Concachampions' terá time reserva nosso. Podemos fazer algum rodízio por termos um elenco vasto, e é um mês de muita exigência, mas foi montado um elenco em que todos têm capacidade para participar", disse o ex-treinador da seleção mexicana.

O Tijuana também está nas oitavas da Liga dos Campeões e também venceu fora de casa, mas com um placar mais "modesto": 1 a 0 sobre o Motagua, de Honduras, em duelo que foi realizado nos Estados Unidos.

De olho na liderança, o Santos entrará em campo no domingo em casa, no estádio Corona, diante de um pressionado Cruz Azul. Os 'Celestes' estão apenas em 15º lugar, com oito pontos, e precisam da vitória para não ficarem ainda mais distantes da zona de classificação.

A grande esperança do time anfitrião para chegar à ponta são os gols do atacante Djaniny Tavares. O atleta de Cabo Verde já balançou as redes dez vezes e é o artilheiro do torneio.

Outro que sonha terminar a rodada no topo é o Pumas, que era líder até duas rodadas atrás, mas vem de duas derrotas seguidas. Na busca pela reabilitação, o time dirigido por David Patiño medirá forças com o Chivas Guadalajara, outros dos representantes do México no mata-mata continental. O duelo será realizado no domingo no Estádio Olímpico Universitário.



Programação da 9ª rodada do Torneio Clausura mexicano:.



Sexta-feira.

Puebla - Necaxa.

Atlas - Monterrey.

Sábado.

Lobos BUAP - Veracruz.

Querétaro - Toluca.

Tigres - Morelia.

Pachuca - León.

América - Tijuana.

Domingo.

Pumas - Chivas Guadalajara.

Santos Laguna - Cruz Azul.