Topo

Dortmund arranca empate com Atalanta e avança; Milan e Arsenal confirmam vaga

22/02/2018 19h23

Redação Central, 22 fev (EFE).- A Atalanta esteve perto de se classificar para as oitavas de final de uma competição continental pela primeira vez em 17 anos, mas o Borussia Dortmund arrancou um empate em 1 a 1 nos minutos finais no estádio Città Del Tricolore, na cidade de Reggio Emilia e passou de fase na Liga Europa nesta quinta-feira.

Além disso, em outros jogos iniciados às 17h05 (de Brasília), Milan e Arsenal, que haviam encaminhado a vaga em seus jogos de ida, avançaram e deixaram pelo caminho Ludogorets e Östersund, respectivamente.

Eliminado precocemente na Liga dos Campeões, ainda na fase de grupos, somando apenas dois pontos em uma chave com Tottenham e Real Madrid, o Dortmund esteve perto do adeus também na Liga Europa.

A Atalanta, que foi até as quartas de final da Copa da Uefa, precursora da Liga Europa, na temporada 1990/1991, fez 1 a 0 aos 11 minutos do primeiro tempo. Após escanteio da esquerda, Caldara dividiu com o goleiro Bürki na primeira trave, a bola passou e ficou limpa para o zagueiro Rafael Tolói, ex-jogador de Goiás e São Paulo, completar.

O gol que salvou os 'Aurinegros' aconteceu apenas aos 38 minutos da etapa final. Reus mandou por baixo para o meio da área, Berisha deu rebote e Schmelzer chegou chutando para completar. O goleiro ainda dividiu para tentar se redimir, mas não conseguiu.

Outro representante italiano na Liga Europa teve destino melhor. O Milan já havia feito 3 a 0 sobre o Ludogorets na Bulgária voltou a vencer, desta vez por 1 a 0 no estádio de San Siro, com gol de Borini, aos 11 minutos da etapa inicial. Cutrone desceu pela esquerda e cruzou por baixo, a bola atravessou toda a área e o atacante italiano completou para a rede.

A equipe visitante teve quatro brasileiros em campo, os laterais Cicinho e Natanael, o meia Marcelinho, capitão do time, e o atacante Wanderson.

O Arsenal também fez 3 a 0 fora de casa no primeiro jogo, na Suécia, e passou de fase apesar de ter sido derrotado por 2 a 1 em pleno Emirates Stadium. O Östersund abriu 2 a 0, com Aiesh e Sema, e deu um calor nos 'Gunners', mas Kolasinac descontou e levou tranquilidade à torcida.

Roteiro semelhante teve a eliminatória entre Braga e Olympique de Marselha, do volante Luiz Gustavo, que hoje foi derrotado por 1 a 0 em Portugal, mas também se colocou nas oitavas devido à vitória por 3 a 0 obtida há uma semana no Velódrome.

O atacante Luiz Adriano marcou um dos gols do Spartak Moscou na vitória sobre o Athletic Bilbao, vice-campeão em 2012, por 2 a 1 no estádio San Mamés. Entretanto, a classificada foi a equipe basca, que na Rússia havia levado a melhor por 3 a 1.

Se um representante do País Basco passou de fase, o outro, a Real Sociedad deu adeus. Sem Willian José, o time comandado por Eusebio Sacristán perdeu para o Red Bull Salzburg por 2 a 1 na Áustria. No primeiro duelo, houve empate em 2 a 2.

Os confrontos de oitavas de final da Liga Europa serão definidos nesta sexta-feira, em sorteio na sede da Uefa, em Nyon (Suíça). As partidas acontecerão nos dias 7 e 14 de março.