Topo

Conmebol instaura Comitê Organizador Local para Copa América no Brasil

23/02/2018 14h31

Montevidéu, 23 fev (EFE).- A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) instaurou nesta sexta-feira o Comitê Organizador Local (COL) para organizar a Copa América de 2019, que terá o Brasil como sede.

A entidade realizou a instauração do COL na cidade litorânea de Punta del Este, no sudeste do Uruguai, onde ocorre atualmente congresso anual da organização. O Comitê será encarregado de todos os preparativos da competição e contará com um centro de operações na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A direção operacional ficará a cargo do ex-atleta olímpico Agberto Guimarães, com uma "equipe de trabalho profissional com experiência na Copa do Mundo do Brasil (2014) e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016)", diz o comunicado. As sedes e as seleções convidadas serão definidas e anunciadas nas próximas semanas.

Os representantes das dez federações da América do Sul aprovaram a "estrutura organizacional", a "matriz de responsabilidades" e a "definição dos primeiros passos operacionais para a preparação" da Copa América de 2019.

O texto da Conmebol acrescenta que o Conselho de Administração do COL será integrado por representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o presidente, Antonio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes; o vice-presidente, Fernando Sarney; e o diretor Executivo de Gestão, Rogério Caboclo; além dos ex-jogadores e campeões mundiais Cafu e Branco.

"Entramos agora em um período de trabalho acelerado para realizar a melhor Copa América da história", afirmou Sarney, ao destacar que a próxima competição fechará um "ciclo" de eventos esportivos disputados no país.

O Brasil será o anfitrião da Copa América pela quinta vez, uma vez que também foi sede do torneio nos anos de 1919, 1922, 1949 e 1989. A competição será disputada de 14 de junho a 7 de julho de 2019.