Topo

Schwartzman passa por Monfils e vai às semifinais no Rio pela 1ª vez

23/02/2018 20h05

(Corrige último parágrafo).

Rio de Janeiro, 23 fev (EFE).- Presente em todas as edições do Rio Open, torneio que começou a ser disputado em 2014, o argentino Diego Schwartzman se classificou para as semifinais pela primeira ao vencer o francês Gael Monfils nesta sexta-feira por 2 a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.

Em jogo que reuniu dois tenistas conhecidos por não se entregarem e lutarem por cada ponto, houve menos ralis do que se esperava. Ambos erraram muito, e houve três quebras de saque em cada set. Melhor para o sexto cabeça de chave, que saiu atrás duas vezes, mas aproveitou quatro dos sete break points que teve e levou a melhor após 1h23min de partida.

Em 23º lugar no ranking mundial, Schwartzman avançou às semifinais de uma competição pela primeira vez desde o vice-campeonato do ATP 250 da Antuérpia (Bélgica), em outubro passado.

A trajetória do argentino no ATP 500 disputado no saibro no Jockey Club Brasileiro, na zona sul do Rio, é bastante peculiar, já que ele sobe um degrau a cada temporada. Caiu ainda na fase final do qualifying em 2014, na primeira rodada em 2015, na segunda em 2016 e nas quartas de final em 2017.

Na tentativa de avançar uma casa a mais neste ano e ir à decisão, o 'Peque' enfrentará neste sábado a zebra chilena Nicolás Jarry, 94º colocado da lista da ATP, que mais cedo bateu o uruguaio Pablo Cuevas, sétimo favorito, também em sets diretos, com 7-5 e 6-3.

Já Monfils não vem tão bem até agora em sua primeira participação na gira sul-americana de saibro. O número 39 do mundo caiu também nas quartas de final em Quito, há 15 dias, e nas semifinais em Buenos Aires, na última semana, mas terá uma última chance de obter um título na semana que vem, durante o Brasil Open, em São Paulo. EFE

dr/rd