Topo

Bach afirma que Jogos de PyeongChang enviam forte mensagem sobre diálogo

25/02/2018 05h56

PyeongChang (Coreia do Sul), 25 fev (EFE).- O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse neste domingo que os Jogos de Inverno de PyeongChang enviaram "uma forte mensagem sobre o diálogo", o que pode dar lugar a "importantes resultados" na península da Coreia.

Em entrevista coletiva convocada no mesmo dia do encerramento dos Jogos, Bach destacou o "grande êxito" do evento realizado no condado sul-coreano de PyeongChang, e em cujo contexto as duas Coreias iniciaram um processo de "degelo".

A participação norte-coreana nos Jogos, o fato de os atletas de ambos países terem desfilado sob uma bandeira unificada e a criação de uma equipe comum de hóquei sobre gelo "são gestos muito significativos que transcendem o esporte", frisou Bach.

"Que tudo isto tenha acontecido na península da Coreia, e entre tanta tensão, foi um sinal muito importante sobre o valor do diálogo e do respeito mútuo", destacou o presidente do COI.

Bach acrescentou que o diálogo iniciado por conta dos Jogos entre os dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, "pode levar a um resultado importante", e ressaltou que essa tarefa "corresponde agora aos políticos".

O dirigente alemão lembrou ainda as "grandes reservas" e as "preocupações sobre segurança" que muitos países mostraram antes da realização dos Jogos de PyeongChang devido à crise na península da Coreia, por conta dos constantes testes armamentísticos do Norte e pela troca de ameaças belicistas com os Estados Unidos.