Topo

Infantino: "Todo mundo olha para a Europa com admiração"

26/02/2018 11h53

Redação Central, 26 fev (EFE).- O presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino, comemorou o segundo aniversário de sua eleição no 42º Congresso da UEFA em Bratislava, onde agradeceu "o trabalho conjunto pelo benefício do futebol" e destacou que "todo mundo olha a Europa com admiração".

"Hoje faz dois anos, a esta hora, era secretário-geral da UEFA e algumas horas depois me tornei graças a vocês no nono presidente da FIFA, algo muito emocionante para mim. Fizemos muitas coisas nos últimos dois anos e nas últimas duas semanas fiz viagens para todas as partes do mundo para falar do desenvolvimento do futebol e todo mundo esta olhando para a Europa com admiração", disse Infantino.

O presidente da FIFA falou no Congresso depois que o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e o presidente da Federação de Futebol deste país, Khan Kovacik, deram as boas-vindas aos congressistas na abertura da sessão.

"Posso falar de reformas da FIFA em todos os níveis, de manipulações, de violência... todos conhecem isto muito bem e o nosso compromisso para enfrentá-los e fazê-lo juntos. O presidente da Federação da Eritreia, na sexta-feira, me enviou uma carta e me dizia: trabalhando juntos faremos a diferença", disse Infantino.

Além de agradecer a "confiança" recebida das associações europeias, Infantino elogiou a implementação por estas de "projetos como a nova Liga das Nações" e mecanismos como os pagamentos de solidariedade e os sistemas de licenças e transferências.

Gianni Infantino foi eleito presidente da FIFA no dia 26 de fevereiro de 2016 com 115 votos dos 207 possíveis no congresso extraordinário realizado em Genebra.