Topo

Dybala faz 2, Juventus bate Udinese e rouba liderança do Napoli no Italiano

11/03/2018 19h13

(Atualiza com resultados de Genoa e Milan, e Inter de Milão e Napoli).

Roma, 11 mar (EFE).- A Juventus contou mais uma vez com a pontaria afiada do atacante argentino Paulo Dybala, venceu neste domingo a Udinese por 2 a 0, em casa, a assumiu a liderança do Campeonato Italiano, graças ao empate do Napoli com a Inter de Milão, no estádio San Siro.

O camisa 10 abriu o placar aos 20 do primeiro tempo, em bela cobrança de falta, no 100º gol pela equipe 'bianconera'. Aos 4 minutos da etapa complementar, deu números finais ao duelo, após receber passe açucarado do companheiro de ataque e compatriota, Gonzalo Higuaín.

'Pipita', como o centroavante é conhecido, poderia ter balançado as redes também, especificamente, em penalidade, aos 38 minutos do segundo tempo, após falta sofrida por Dybala na área. O goleador, no entanto, parou na defesa de outro argentino, o veterano goleiro Albano Bizzarri.

Com a vitória, a Juve, que teve o meia-atacante Douglas Costa entre os titulares - o lateral-esquerdo Alex Sandro não atuou, por estar suspenso -, chegou aos 71 pontos, enquanto o Napoli alcançou os 70.

A Udinese, que hoje teve no 11 inicial do zagueiro Samir, ex-Flamengo, está, provisoriamente na 11ª colocação, com 33 pontos, nove acima da zona de rebaixamento para a segunda divisão.

No último jogo do dia, o Napoli entrou em campo muito pressionado, pois, além de ter sido ultrapassado mais cedo, ficaria com um jogo a mais que a Juventus, depois do apito final, por isso, o resultado positivo era fundamental.

Apesar de ter criado boas oportunidades, o time do volante Allan, que foi titular hoje, não conseguiu ir além do 0 a 0, chegando a dois jogos sem sair de campo vencedor, após derrota para a Roma por 4 a 2, há duas semanas. Antes disso, o time do sul da Itália ganhou dez partidas em sequências.

A Inter de Milão, do zagueiro Miranda e do meia Rafinha Alcântara, ambos integrantes do 11 que estava em campo no início do duelo, segue na quinta colocação, com 52 pontos, a um da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa.

O momento mais marcante do dia aconteceu no estádio Artemio Franchi, em Florença, onde a Fiorentina venceu o Benevento por 1 a 0, no primeiro jogo sem o capitão 'viola' Davide Astori, que morreu aos 31 anos, há exatos sete dias.

O gol solitário do duelo foi, justamente, daquele que era o reserva do zagueiro, Vitor Hugo, ex-Palmeiras, anotado aos 25 minutos da etapa inicial.

A partida foi marcada por uma série de homenagens a Astori. Os 34.281 torcedores que lotaram o Artemio Franchi, receberam as equipes em total silêncio, e muitos exibiram faixas e cartazes para homenagear o zagueiro, enquanto balões com as cores do time toscano, branco e roxo, foram lançados. Todos os jogadores entraram no gramado com a camisa 13, número que ele usava.

Além do tradicional minuto de silêncio antes de a bola rolar, aos 13 minutos do primeiro tempo as duas equipes pararam de jogar e aplaudiram durante mais de um minuto Astori, com a torcida formando um grande mosaico onde se lia "Davide 13".

Com o resultado, a Fiorentina subiu para o nono lugar, com 38 pontos, enquanto o Benevento permanece com apenas 10, na lanterna.

Na Sardenha, a Lazio escapou por pouco de ser derrotada pelo Cagliari, arrancando empate em 2 a 2, nos acréscimos. O resultado, positivo pela possibilidade do revés, no entanto, é negativo na tabela, já que deixa a equipe três pontos atrás da arquirrival, Roma, terceira colocada, com 56 pontos.

No duelo, os donos da casa saíram na frente aos 25 do primeiro tempo, graças a gol do atacante Leonardo Pavoletti. Pouco depois, o zagueiro Luca Ceppitelli fez contra e deixou tudo igual. O meia Nicolo Barella, em pênalti cometido pelo brasileiro Luiz Felipe, recolocou os anfitriões em vantagem.

O empate veio aos 50 da etapa complementar, quase sem querer. Após cruzamento da esquerda do meia Felipe Anderson, o atacante Ciro Immobile finalizou de maneira acrobática, com um salto de um toque de calcanhar, de antes da marca do pênalti, para marcar.

O Milan, que teve série invicta de 13 partidas encerrada na quinta-feira, com derrota para o Arsenal, pela ida das oitavas de final da Liga Europa, voltou a vencer hoje, em duelo com o Genoa, fora de casa, que terminou com placar de 1 a 0.

Os três pontos, que levaram os 'Rossoneros' aos 47, na sexta posição, vieram com muito sofrimento. O atacante português André Silva, que saiu do banco aos 23 do segundo tempo, balançou as redes aos 50, instantes antes do apito final.

Fora de casa, a Atalanta seguiu mais uma boa campanha no Italiano, ao vencer o Bologna por 1 a 0. O gol isolado do duelo foi marcado pelo volante holandês Marten de Roon, aos 38 minutos do segundo tempo.

A equipe de Bérgamo ficou a três pontos da Sampdoria, sétima na tabela, que hoje perdeu para o Crotone por 4 a 1, resultado que tirou os anfitriões da zona de rebaixamento. O atacante italiano Marcello Trotta foi o nome do duelo, com dois gols marcados, embora, tenha perdido um pênalti.

Ainda neste domingo, os desesperados Sassuolo e Spal ficaram no empate em 1 a 1, na Reggio Emilia. Os visitantes, agora, estão na antepenúltima colocação, enquanto os anfitriões estão um posto acima, fora da zona de rebaixmento. Ambos têm 24 pontos.