Topo

Fifa elegerá sede da Copa do Mundo de 2026 em 13 de junho

AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

16/03/2018 21h51

A Fifa elegerá a sede da Copa do Mundo de 2026 no dia 13 de junho, em Moscou. Na data, véspera da abertura do Mundial deste ano, o mundo saberá se a primeira Copa com 48 seleções será disputada no Marrocos ou sediada conjuntamente em Canadá, Estados Unidos e México.

A data foi confirmada por Gianni Infantino, presidente da entidade, que na última sexta-feira (16) participou de uma sessão do Conselho da Fifa realizada em Bogotá. Na reunião foi aprovado o regulamento de votação da sede, enquanto uma mesa técnica específica ainda avaliará as duas candidaturas para verificar se cumprem os requisitos para sediar o torneio.

Uma novidade é que, pela primeira vez, cada voto da eleição ficará disponível para conferência no site da Fifa. A decisão é anunciada quase oito anos após a controversa escolha das últimas duas sedes, quando o então chamado Comitê Executivo da Fifa escolheu Rússia e Catar como sedes dos torneios de 2018 e 2022.

Com o novo formato, de 48 seleções, o número de partidas da Copa subirá de 64 para 80, mas as datas serão mantidas em 32. Haverá 16 grupos com três seleções, das quais duas passarão para a fase seguinte.