Topo

Zarco supera Honda e Ducati e crava pole da MotoGP em Losail

17/03/2018 18h11

Losail (Catar), 17 mar (EFE).- O francês Johann Zarco (Yamaha Tech 3) deixou os pilotos da Honda e da Ducati, apontados como favoritos, para trás e conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio do Catar, que abre neste fim de semana a temporada 2018 da MotoGP.

Zarco marcou o tempo de 1min53s680 e bateu o recorde do circuito de Losail, que havia sido estabelecido pelo espanhol Jorge Lorenzo há dez anos, obtendo o direito de largar à frente pela terceira vez na carreira. Ele já tinha sido pole na Holanda e no Japão no ano passado.

Atual campeão e vencedor de quatro dos últimos cinco Mundiais, o também espanhol Marc Márquez (Honda) ficou com a segunda posição, com a marca de 1min53s882, apenas 0s005 melhor que a do italiano Danilo Petrucci (Pramac Ducati), que fecha a primeira fila, em terceiro.

Também da Itália, Andrea Dovizioso, vice-campeão em 2017, sairá apenas em quinto lugar, atrás também do inglês Cal Crutchlow (LCR Honda). Lorenzo, seu companheiro de equipe na Ducati, partirá em nono.

A Yamaha também não tem muitos motivos para comemorar, já que o heptacampeão Valentino Rossi obteve apenas a oitava colocação do grid, enquanto o espanhol Maverik Viñales foi 12º no treino oficial.

Em sua estreia na MotoGP após o título da Moto2, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli ficou na 14ª posição no classificatório. O outro piloto da Marc VDS Honda, o suíço Thomas Lüthi, ficou quatro degraus abaixo.

Na categoria intermediária, a pole foi do espanhol Álex Márquez (Marc VDS Kalex), enquanto o brasileiro Eric Granado terminou em 30º entre 32 concorrentes. Já o italiano Niccolò Antonelli (SIC58 Honda) superou o espanhol Jorge Martín por apenas 0s001 e largará em primeiro lugar na Moto3.