Topo

Esporte

Associações de clubes palestinos pedem que Adidas encerre parceria com Israel

20/03/2018 16h46

Jerusalém, 20 mar (EFE).- Associações esportivas e clubes da Palestina enviaram carta à Adidas nesta terça-feira, com pedido para que a empresa não siga patrocinando a Associação de Futebol Israelense, por consequência, a seleção do país.

O comunicado, tornado público pela Campanha à Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel, foi dirigido ao diretor-executivo da companhia alemã, Kasper Rorsted.

De acordo com o pedido, a Adidas está "emprestando a marca para encobrir e maquiar os abusos do direitos humanos em Israel". A carta diz que a empresa dá "cobertura internacional aos assentamentos ilegais" na Cisjordânia.

Segundo o texto, a resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU, de 2016, considera os assentamento uma "flagrante violação das leis internacionais", em advertência a empresa alemã, de que poderia ser enquadrada na lista de companhias "com negócios em colônias".

No passado, a Adidas já foi alvo de movimentos de boicote, devido patrocínio a Maratona de Jerusalém.

O futebol já é palco habitual do conflito político. A Federação de Futebol da Palestina já pediu que a Fifa impeça Israel de disputar competições continentais, uma vez que, o país violaria os estatutos da entidade internacional, permitindo que várias equipes locais atuem em território que não é reconhecido como soberano, caso dos assentamentos na Cisjordânia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte