Topo

Governo sérvio cancela jogo de handebol da seleção local contra Kosovo

23/03/2018 17h30

Belgrado, 23 mar (EFE).- O Ministério do Interior da Sérvia decidiu cancelar nesta sexta-feira o jogo entre a seleção do país e a de Kosovo, pelas eliminatórias europeias para o Campeonato Mundial feminino sub-20 de handebol, que aconteceria em Belgrado, por questões de segurança.

O titular da pasta, Nebojsa Stefanovic, explicou à agência de notícias "Tanjung" que decidiu impedir a realização da partida, porque existia a previsão de confrontos violentos entre torcedores.

"Não estamos dispostos que a polícia bata nas pessoas, para que aconteça o jogo. Isso contraria nossa postura", garantiu o ministro.

De acordo com a imprensa sérvia, torcedores do Estrela Vermelha, ligados a grupos nacionalistas, estavam no entorno do ginásio de Kovilovo, bem antes do início do confronto. Várias unidades da polícia foram deslocadas para a região.

Logo depois da decisão de cancelar o jogo, a Federação Europeia de Handebol anunciou a decisão de excluir a Sérvia do campeonato, garantindo, no entanto, que Noruega, Eslováquia e Kosovo seguirão na disputa do grupo 5.

A situação envolvendo o jogo remonta ao fato de o governo sérvio não reconhecer Kosovo como nação independente. Organizações esportivas, como a entidade continental de handebol, Uefa, Fifa, e Comitê Olímpico Internacional já admitiram o país como filiado.