Topo

Fifa anuncia árbitros da Copa com trio brasileiro de 2014

29/03/2018 12h12

Redação Central, 29 mar (EFE).- A Fifa anunciou nesta quinta-feira a lista de 36 árbitros e 63 assistentes, procedentes de 46 países, selecionados para a Copa do Mundo deste ano, na Rússia, e incluiu o mesmo trio brasileiro escolhido para o Mundial de 2014.

O árbitro Sandro Meira Ricci, mineiro, mas que apita pela federação paranaense, será pela segunda vez seguida o representante brasileiro, assim como os auxiliares Emerson de Carvalho, da federação paulista, e Marcelo van Gasse, de Minas Gerais.

Pela primeira vez desde 1938, não haverá juízes britânicos no Mundial. Mark Clattenburg, o único na lista elaborada pela Fifa em 2016 e que dirigiu a final da Eurocopa desse ano, entre Portugal e França, deixou a federação inglesa no ano passado para ser o presidente do colégio de árbitros da Arábia Saudita.

"A escolha do grupo final de árbitros para atuar na Copa do Mundo da Rússia 2018 foi baseada na competência e na personalidade de cada árbitro, assim como o seu nível de compreensão do futebol e a sua capacidade para ler o jogo e as diferentes táticas empregadas pelas equipes", disse a Fifa em comunicado.

Ainda segundo a nota, durante o torneio, os selecionados poderão exercer diversos papéis: árbitro, assistente, quarto árbitro, árbitro reserva e oficiais de vídeo.

Na segunda metade de abril, os escolhidos participarão de um seminário após o qual serão anunciados quais deles ficarão responsáveis pelo VAR.